Equilíbrio Dinâmico Marchar: cantar uma música como “1,2 feijão com arroz” para que as crianças, para que elas marchem ao seu ritmo. Pular com um só pé- para equilibrar-se em um pé só. Cole uma fita crepe no chão. Depois, peça para a criança pular com um pé só sobre a fita.
De acordo com GRÜNSPUN, 1988, divide os distúrbios psicomotores nos seguintes quadros: instabilidade psicomotora, debilidade psicomotora (paratonia e sincinesia), inibição psicomotora, lateralidade cruzada e imperícia.
Os transtornos psicomotores referem-se a dificuldades afetivo-emocionais que se expressam em problemas no controle motor do corpo, ou seja, de uma maneira simples, poderiamos considerar os transtornos psicomotores como problemas no desenvolvimento motor da criança causados por questões emocionais que precisam ser ...
Os distúrbios psicomotores se caracterizam como uma das causas de dificuldades de aprendizagem, na medida em que crianças com instabilidade ou inibição psicomotora são portadoras de precária visão espaço-temporal, coordenação óculo-manual deficiente, dificuldades com a lateralidade e distorções na imagem corporal.
Quanto à tipologia dos distúrbios psicomotores eles podem ser classificados em modalidades distintas. Quais são elas? Coordenação motora instavel; debilidade psicomotora comprometida; imperícia com certa inibição mucular.
A INIBIÇÃO PSICOMOTORA - Além das debilidades psicomotoras, é caracterizada por uma presença constante de ansiedade, alguns sintomas podem ser bem comuns na criança, como: sombrancelhas franzidas, cabeça baixa, problemas de coordenação motora, distúrbio de conduta entre outros.
Apresentada como uma nova patologia, a hiperatividade parece realmente remeter à instabilidade psicomotora. Esse novo termo caracteriza uma conduta centrada nos transtornos de comportamento e na redução deles, em detrimento de uma abordagem psicodinâmica complexa do sujeito.
Sinais típicos da hiperatividade
A hiperatividade ou TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é uma psicopatologia que ocorre no cérebro e leva o indivíduo a ter dificuldade de se concentrar e de manter o foco, variações no humor, inquietação, dificuldade de se organizar e atitudes impulsivas.
Hiperatividade infantil é uma condição em que a criança se mostra mais agitada do que outras da mesma idade. Por isso, ela acaba tendo dificuldades de se concentrar, terminar as atividades ou fazer as tarefas domésticas e escolares.
Para identificar se a criança é hiperativa é necessário estar atento a sinais como: