A primeira Carta Patrimonial foi elaborada em 1931 pela hoje denominada Organização das Nações Unidas - ONU. A Carta de Atenas recomenda normas e condutas para a conservação das edificações, garantindo seus atributos históricos e culturais, além de sua preservação e a manutenção das suas características originais.
Resposta. Escrevemos cartas para nos comunicar com alguém distante.
A carta pessoal é um gênero textual usado para construir diálogo entre pessoas íntimas. Sua principal característica é a presença de marcas de pessoalidade. A carta pessoal é um gênero discursivo muito antigo e, ao mesmo tempo, ainda muito usado na sociedade contemporânea.
As cartas topográficas têm uma finalidade essencialmente prática e devem permitir uma leitura clara e rápida de todos os elementos visíveis na paisagem, e possibilitar a medição precisa de ângulos, distâncias, desnivelamentos e superfícies.
Existe um parâmetro que deriva da relação entre o documento cartográfico e o território. Se o território for completamente coberto por uma única folha, pode-se denominar de mapa. Se o território for coberto por diversas folhas, cada folha é uma carta e o conjunto articulado das cartas forma o mapa.
Cartografia - Estudo de mapas, cartas e plantas; e localização geográfica. A diferença entre mapas, cartas e plantas é a área que cada um abrange, ou seja sua escala. ... Mapas são os que utilizam menor escala, conseguindo retratar, com a menor detalhamento, até mesmo o mundo.
Inicialmente, observamos que o mapa geralmente é uma representação simplificada do espaço terrestre. Além disso, as cartas são mapas temáticos que contêm informação geológica, ou até mesmo localizações de um determinado lugar. Por fim, as plantas podem ser vistas como a representação de áreas pequenas, como casas etc.
Plantas – representação cartográfica realizada a partir de uma escala muito grande, ou seja, com uma área muito pequena e um nível de detalhamento maior. É muito utilizada para representar casas e moradias em geral, além de bairros, parques e empreendimentos.
Maquetes: representação física de um cenário. Contém peças que podemos tocar, representando, por exemplo, uma grande cidade, em forma de miniaturas. Plantas: são utilizadas, principalmente, para se construir casas e prédios em geral.
Mapa serve para localizar uma região(país, estado, cidade, bairro, etc.). Planta localiza todos os pontos de uma futura localização ou de uma localização já realizada.
Mapa serve para localizar uma região(país, estado, cidade, bairro, etc.). Planta localiza todos os pontos de uma futura localização ou de uma localização já realizada. A diferença entre plantas e mapas é que as plantas possuem maiores escalas, ou seja, representam maiores detalhes de uma área menor.
Já as cartas e plantas topográficas geralmente são uma representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de forma mensurável, mostrando suas posições planimétricas e altimétricas.
A maquete é um recurso didático que podeauxiliar os estudantes na compreensão dos conceitos da Geografia nas mais diferentes escalas, permitindoestabelecer associações entre as diversas proporções, desde o local até o global.
Os croquis são representações esquemáticas bidimensionais que abordam os fatos espaciais de maior relevância.
A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço.
CARTÓGRAFO
Cartografia é a ciência que estuda os mapas e tudo aquilo que envolve sua produção e entendimento. A cartografia não lida somente com as técnicas de elaboração de mapas, mas também com a cognição espacial humana e tudo o que pode ser derivado das representações da superfície física e do mundo em que vivemos.
A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
Cartografia é o estudo do posicionamento de pontos considerados, através da confecção de mapas e cartas geográficas. Servem para o estudo das localizações dos acidentes geográficos, através da utilização de mapas e cartas geográficas.