EQST

Como Ser Atendido No Hemorio?

Como ser atendido no Hemorio?

Para as unidades pertencentes às áreas programáticas do HEMORIO (CAP 1.0, 5.1 e 5.3), é necessário que o médico responsável entre em CONTATO PRÉVIO com a Supervisão médica da Triagem, pelo telefone 2505-0750, Ramal 2151, diariamente, no horário de 08:00h às 12:00h. 2.

Como está a doação de sangue no Hemorio?

3- Coleta de sangue: A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não há risco de contrair doenças doando sangue. 4- Lanche - após a doação o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

Quem administra o Hemorio?

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti - HEMORIO é o Hemocentro Coordenador do Estado do Rio de Janeiro. É um órgão da Administração Pública Estadual – Poder Executivo, subordinado à Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SESDEC), não sendo uma unidade orçamentária.

Para que serve o Hemorio?

Hemorio – Oferece assistência em hematologia e hemoterapia, além de coordenar a hemorrede do Rio de Janeiro. A unidade abastece de sangue mais de 150 unidades de saúde que oferecem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Rio. O salão de doadores funciona diariamente, entre 8h e 17h.

Quais são os exames que a pessoa recebe quando se doa sangue?

Os exames realizados são aqueles determinados pela legislação em vigor, definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. São eles: testes sorológicos para Hepatite B e C, Sífilis, Aids, Doença de Chagas, HTLV-I/II; determinação de grupo sanguíneo AB0/Rh; pesquisa de hemoglobinas anormais.

O que sei sobre a doação de sangue no país?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Como está o estoque de sangue?

No começo do ano, estávamos [com estoque] em torno de 50% a 60%. Chegamos a ficar com 65%. Para atender os hospitais que atendemos, precisaríamos fazer 160 coletas diárias.

O que é o Hemorio?

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO) é uma unidade de saúde do estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Porque é importante a doação de sangue?

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar pessoas que necessitam de transfusão. A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Quais doenças são detectadas na doação de sangue?

Quais exames são feitos no sangue doado? A liberação do sangue para utilização exige os seguintes exames: Imuno-hematológicos: tipagem ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e pesquisa de hemoglobina S. Sorológicos: são feitos exames para pesquisa de hepatites B e C, Doença de Chagas, sífilis, HIV e HTLV.

Quais são os desafios da doação de sangue no Brasil?

A falta de conscientização é uma das principais dificuldades para o aumento da doação de sangue no Brasil. Faltam campanhas informativas desde a infância, realizadas em escolas, por exemplo. O brasileiro ainda não tem a cultura de doar sangue.

Quais os obstáculos para a doação de sangue no Brasil?

Especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil. Eles defendem que campanhas de incentivo à doação sejam feitas desde os primeiros anos de vida e que o assunto seja discutido nas escolas para reverter o atual cenário.

Como estão os bancos de sangue?

Compartilhar: O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em 14 de junho por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS).