A construção da autoestima começa desde o nascimento; pais, cuidadores e o meio, influenciarão na estrutura e na formação da identidade, são como espelhos no qual se enxerga e projeta a autoimagem. Esta relação deve permitir a individualidade, afinal, somos seres únicos!
A autoestima começa a formar-se na infância através da interação com as outras pessoas. Nesse sentido, a construção da perceção que, cada um de nós tem de si mesmo, começa quando somos crianças.
A formação da autoestima ao longo da infância é influenciada principalmente por três fatores: aparência física, nosso comportamento e nosso desempenho escolar.
O abuso físico, sexual ou emocional pode ser a causa mais marcante e evidente da baixa autoestima. Ser forçado a uma posição física ou emocional pode ter um grande impacto na forma em que uma pessoa se percebe, associado a um sentimento de invalidação e pouco valor, além de vergonha, rancor e muitos outros sentimentos.
Como aumentar a autoestima?
Que métodos os psicólogos indicam para resgatar a autoestima?
Verificado por especialistas A auto confiança surge do conhecimento do indivíduo sobre si mesmo e suas atitudes, que também se correlaciona com a aceitação e a auto imagem, ambas que servem de gatilho para entender o mundo ao seu redor e agir conforme seus princípios básicos.
Lave as mãos para evitar a contaminação por germes. Faça espuma ao esfregar as mãos por pelo menos 20 segundos. Enxágue-as bem com água limpa e seque-as. Lave as mãos antes de comer. Use álcool em gel caso não possa lavar as mãos durante uma viagem ou quando estiver na rua.
Para ser uma pessoa limpa, é necessário dedicar um tempo todos os dias para manter a higiene, cuidar das roupas e da casa. Primeiro, pratique boa higiene tomando banho com frequência e escovando os dentes duas vezes por dia. Fique sempre com um cheiro bom passando desodorante e lavando as roupas quando estiverem sujas.
15 passos para ser uma pessoa organizada