Por JMK, sob a licença CC BY-SA 4.0, em Wikimedia Commons
Se o vestuário e os papéis são atrativos a esses bichos, também deve-se ficar atento a certos tipos de alimentos, porque existem traças que se nutrem de substâncias ricas em proteínas, glicose e amido, atacando cereais diversos e farinhas que estejam levemente úmidas.
Se for utilizado na versão dos produtos de limpeza que contenham este terpeno, a sugestão é fazer a limpeza do local com o produto multiuso caseiro de limão ou com um multiuso já pronto, que contenha o terpeno limoneno. A grande vantagem é que essa substância não é tóxica para humanos.
Mas se você pretende mesmo erradicar o inseto de todos os ambientes, é necessário que se faça uma inspeção prévia para se descobrir a espécie de traça que será combatida e aplicar um produto líquido para matar completamente as traças e evitar seu retorno durante um período determinado. E isso só poderá ser feito com eficiência por uma empresa especializada no combate e controle de pragas urbanas.
As traças encontradas em casa são insetos que não representam riscos à saúde, mas podem causar danos materiais, principalmente em roupas e livros. De acordo com Andreia Evaldt, professora de entomologia agrícola da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), há duas espécies que geralmente são encontradas nas residências: a Lepisma saccharina, também conhecida como peixinho-prata, e a Phereoeca uterella, que na maioria das vezes é vista na forma jovem, grudada na parede e dentro da pupa (casulo).
Roupas que foram usadas contém resquícios de suor. Ou seja, para irem para o armário, somente se forem ventiladas adequadamente, ficarem expostas ao sol por algum tempo ou se forem lavadas. Caso contrário são um prato cheio para traças.
O cedro é há muito reconhecido como um repelente de traças, e por um bom motivo – ele realmente funciona. Se você tiver a sorte de ter um armário ou baú forrado de cedro, certifique-se de usá-lo para guardar suas roupas. Caso contrário, compre algumas lascas de cedro e coloque-as onde for necessário.
Vale lembrar que o cedro perde seu cheiro (aspecto repelente) com o tempo. Para trazer o perfume de volta, lixe levemente o cedro ou compre uma garrafa de óleo de cedro e aplique na madeira.
Além de dedetizar traças, também realizamos controle de pragas preventivo, descupinização, desratização e dedetização de baratas e outros bichos no RJ. Entre em contato e solicite já o seu serviço.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais
Geograficamente falando, as traças se originam no Paleártico, uma área que se estende pela Europa, norte da Ásia, norte da África e partes da Península Arábica. Ademais, esses insetos podem ser encontrados em outras áreas do mundo, mas não são nativas e são muito menos comuns.
Primeiro, é bom saber que temos dois tipos distintos de traças aqui. A dos livros e a das roupas. Não é a mesma coisa. A primeira se alimenta de amido: papel, papel de parede, arroz, milho, seda, tecidos. A segunda, busca como comida uma proteína animal, o que faz com que roupas que não são sintéticas sejam um alvo fácil e delicioso para elas.
Para entender melhor este inseto, a Insect Bye trouxe para você um artigo sobre o seu ciclo de vida e como elas se reproduzem, assim como métodos de eliminação da praga. Saiba mais, a seguir.
Pique folhas frescas de capim-limão, coloque em saquinhos de organza ou tule e espalhe pelos armários e gavetas. Além de deixar seus armários com um cheirinho gostoso, as traças e outros insetos não vão se aproximar do local. Troque os sachês perfumados a cada mês.
Mantenha os banheiros sempre limpos e higienizados: a linha Multiuso Antibactericida Cif tem os produtos de higienização mais adequados para você deixar seu banheiro brilhando;
A limpeza periódica do guarda-roupas, dos armários da despensa e das estantes de livros eliminam ovinhos de mariposas adultas. Para isso, a limpeza com vinagre e água é importante.
As traças de parede são consideradas pragas urbanas, porque comumente são encontradas em grandes quantidades em residências e ambientes comerciais. Sua alimentação consiste, basicamente, de lã, penas, pelos e ocasionalmente de algodão, linho, seda e fibras sintéticas. Por isso, se você anda encontrando algumas roupas com furos inexplicáveis no armário, está na hora de fazer uma investigação mais aprofundada e descobrir se não existe uma infestação de traças de parede.
Com efeito, essas larvas tecem teias sob as quais se escondem e geralmente gostam de aparecer à noite ou no escuro para se alimentar de seus tecidos. Apenas fibras naturais são comidas, ou seja, os nossos materiais de roupa favoritos como lã e seda.
Falamos da importância da limpeza regular da casa, principalmente do guarda-roupas, da despensa da cozinha, das estantes de livros, das gavetas. Mas há um tipo de traça que se alimenta dos tecidos não sintéticos. O que faz com que seja prudente manter colchão, sofá e tapete sempre higienizados.