Resposta. As duas modalidades têm regras similares, mas no softbol a dimensão do campo é menor, a bola é maior e os arremessos são feitos por baixo e não pelo alto, como no beisebol. A versão “soft” do esporte anglo-saxão foi criada no final do século 19 por um norte-americano e chegou ao Brasil na década de 1950.
Uma partida pode durar desde oitenta minutos até várias horas. Esse tempo é dividido em 9 de forma que dê para se ter um jogo e manter a integridade física dos atletas. O beisebol é jogado por 2 equipes de 9 jogadores cada, que alternam suas posições a fim de realizar as pontuações do beisebol ao decorrer da partida.
O jogo deve ser disputado por duas equipes de 9 jogadores cada uma. As equipes alternam entre o ataque e a defesa. O objetivo é rebater uma bola que é lançada e precorrer as quatro bases que compõem o campo de beisebol. A alternância de um time entre o ataque e a defesa é chamada entrada.
O beisebol é praticado num campo que pode ser ao livre, ou numa quadra fechada. Um jogo é composto de 9 partidas sem um tempo definido. Possui duas equipes compostas por 9 jogadores cada. De maneira alternada, as equipes atacam e defendem.
Entradas (Innings) No beisebol, entretanto, os jogos são definidos ao atingir um número de eliminações (27). Assim, as partidas não têm uma duração média predefinida, podendo variar de uma hora e meia, quando um time é muito superior ao outro, até verdadeiras maratonas de seis horas quando o equilíbrio prevalece!
11- A vida útil de uma bola de beisebol, em média, numa partida profissional é de sete lançamentos. Nos campeonatos oficiais dos Estados Unidos, são utilizadas 600 mil bolas por ano.
Quando um home run é feito, todos os jogadores de ataque no campo naquele momento automaticamente completam suas corridas à quarta base. Pontuam, portanto. O home run, assim, pode render até quatro pontos de uma vez para a equipe que o fizer.
Vence a partida quem obtiver o maior número de corridas após, no mínimo, nove entradas ou 27 eliminações.
Vence o time que marcar mais pontos durante o número de "innings" determinado. Como o limite para uma partida não é de tempo, uma só partida de críquete pode levar dias.
O levantador é o atleta responsável por distribuir a bola para que os outros companheiros possam atacar a equipe adversária. Sendo assim, a sua principal função no jogo é a armação do ataque.
Bloqueio Para tanto, o(s) jogador(es) se posiciona(m) perto da rede para impedir que a bola avance. As mãos e braços do jogador que faz o bloqueio pode avançar a rede do adversário, mas apenas com o objetivo de bloquear a passagem da bola. Em nenhum outro caso é permitido avançar o espaço do adversário.
Para essa função, é necessário que o jogador tenha bom toque de bola, seja calmo e tenha muita iniciativa. O levantamento é normalmente o segundo contato de um time com a bola. Seu principal objetivo consiste em posicioná-la de forma a permitir uma ação ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. Possui talvez o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar.
O Ponteiro Passador é um especialista em ataque, principalmente na posição 4 (entrada de rede) da zona de ataque, e também compõe a linha de “Bloqueio” junto com o Central. ... Ainda quando posicionado na zona de defesa o Ponteiro Passador pode atuar atacando as bolas de “segundo tempo” saltando atrás da linha de 3 metros.
O ponta joga na posição central do campo e tem um papel importante na distribuição do jogo. Isso inclui ser atento, prestar atenção às movimentações dos colegas e levar em consideração de que não é apenas um finalizador. Outro ponto é ter em mente de que sua função primordial é marcar gols.
Pontas. Os pontas são encarregados de participar das ações de ataque, atuando nas proximidades das linhas laterais do campo, próximos ao ponto de escanteio. Eles têm a função de atrair a defesa adversária, proporcionando um espaço maior entre os jogadores defensores no centro da quadra.
Dicas
Cada equipe deve ser composta por 12 jogadores: 6 que iniciam o jogo ( Titulares ) e 6 jogadores reservas. O Voleibol é jogado em SETS. Quando uma equipe atinge a contagem de 25 pontos, com uma vantagem de pelo menos dois pontos em relação ao adversário, completa-se um SET.