Você sabe o que é Libras? A gente fala muito sobre ela por aqui, mas vamos começar bem do começo e trazer a definição. Libras é a abreviação para Língua Brasileira de Sinais. Essa é uma língua usada por muitas pessoas da comunidade surda e ainda por pessoas com outras deficiências, como a paralisia cerebral, por exemplo. Mas não para por aí! Nesse artigo, vamos nos aprofundar mais em algumas curiosidades sobre essa língua tão importante em nosso país.
Para começar, o de “Oi” é um dos mais conhecidos. Ele costuma ser associado a junção das letras O e I em um movimento, mas vem caindo em desuso e sendo substituído por um aceno. Já a sinalização de “Qual o seu nome?” é caracterizada por um movimento em que a mão fechada com o dedo do meio e indicador abertos deslizam na horizontal.
As atividades sobre a Língua Brasileira de Sinais podem ser encontradas nos mais diversos livros didáticos, além de muitas apostilas de Libras em PDF espalhadas pela internet. Muitas vezes, elas são a melhor forma de praticar o conhecimento adquirido através dos livros e vídeos. É importante ter atenção às fontes e qualidade desses materiais produzidos.
Os livros podem servir como um complemento ou até mesmo principal fonte de estudo para aqueles que não possuem contato com pessoas surdas. Afinal, são sempre bem organizados de acordo com o nível de conhecimento da língua, além de assuntos mais específicos onde você pode acompanhar seu progresso.
Além disso, é sempre bom lembrar que como qualquer outra língua, a Libras é viva e dinâmica, então é importante manter contato com a comunidade surda e se envolver com os eventos e discussões entre essas pessoas, o que te ajuda a acompanhar novas mudanças na forma de expressar algo.
Essa Lei nº. 10.436/2002 abrange cerca de 10 milhões de pessoas surdas e deficientes auditivas, onde um quinto dessas possui deficiência auditiva severa. Além disso, a comunidade conseguiu diversas outras conquistas nos últimos anos, como a regulamentação da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras em 2010.
O alfabeto em manual é um recurso da Língua Brasileira de Sinais, que auxilia na comunicação, pois é uma forma de fazer as letras do alfabeto com as mãos. Com isso podemos fazer a datilologia das palavras quando não conhecemos algum sinal, ou para se referir ao nome de uma pessoa, endereços, cidades etc.
Além disso, ele é sempre usado ao expressar nomes de pessoas, lugares, marcas e expressões mais técnicas que ainda não possuem um sinal próprio. O uso do alfabeto é um empréstimo linguístico já que a Libras não é uma língua escrita e nem oral em que se usam palavras.
Ao se comunicar com um membro da comunidade surda, uma das primeiras coisas que você deve fazer é se apresentar. No entanto, a língua de sinais universal raramente é utilizada e não é considerada um meio de comunicação prático tampouco confiável. Por isso, este artigo irá te ensinar como falar seu nome na Língua Brasileira de Sinais. É importante ressaltar que essas instruções não serão úteis na maioria dos outros países.
Uma curiosidade legal sobre esta língua é que ela possui sinais icônicos, que são aqueles que se assemelham visualmente à representação de um objeto, pessoa ou outras características.
Se você quer aprender a sinalizar essas e outras palavras em Libras, faça agora o download gratuito do Hand Talk App. Um aplicativo premiado mundialmente que funciona como tradutor de bolso do Português para Libras e do Inglês para a Língua de Sinais Americana (ASL). Você pode digitar a frase que deseja traduzir e nossos simpáticos tradutores virtuais, Hugo e Maya, sinalizam em Línguas de Sinais. Além disso, também temos dicionários temáticos e vídeos ensinando Libras, para você aprender enquanto se diverte!
A Libras é uma língua com sua própria estrutura gramatical e com uma diversidade de sinais, que são o equivalente às palavras verbalizadas. É uma língua rica e vasta, assim como o Português, e por isso, em uma comunicação fluída, são utilizados inúmeros sinais.
As frases e palavras do dia a dia em Libras são basicamente as mesmas que em Português. Como por exemplo: “olá”, “tudo bem?”, “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, como foi o seu dia?”, “como posso te ajudar?”, “quanto custa isso?”, “me desculpe”,”por favor”, “muito obrigado(a)”, e por aí vai…
Ao contrário do que muitos pensam, a Libras não é uma linguagem, mas sim uma língua bem estruturada e desenvolvida para facilitar a comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes.
A Língua Brasileira de Sinais é uma língua que possui sua própria estrutura gramatical e é muito rica em variedade de sinais. Além disso, por ser uma língua viva, novos sinais surgem todos os dias. Por isso, assim como nas línguas faladas, é difícil dizer quais são os sinais mais usados.
Um fato interessante sobre o desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais é que ela teve forte influência da Língua de Sinais Francesa. Isso porque ela utiliza como base os mesmos métodos criados pelos franceses no final do século XVIII.
Assim, é possível ter uma noção muito maior em relação à importância da Língua Brasileira de Sinais. Com isso em mente, existem diferentes ferramentas e meios para imergir no estudo de Libras, sendo esses:
O dicionário de Libras oferece acesso a imagens e vídeos de sinais com áudio que ajudam a melhorar a habilidade de comunicação e compreensão. Por esse motivo, tendem a ser utilizados como ferramentas complementares aos livros e atividades, mas podem servir até mesmo como principal documento para estudo.
Além disso, ele é muito útil para as pessoas que estão começando a aprender a língua, já que as letras do alfabeto não são difíceis de memorizar e é um jeito divertido de praticar!
Outro muito utilizado no dia a dia, o “obrigado” pode ser dito de uma forma mais formal ou casual. Na primeira, o sinal deve ser feito com as palmas das mãos abertas encostando e desencostando simultaneamente da testa e do peitoral. Já a segunda pode ser apenas o toque na testa, como se fosse remover um chapéu imaginário.