EQST

Como O Currculo Pode Ser Instrumento De Incluso Ou Excluso?

Como o currículo pode ser instrumento de inclusão ou exclusão?

O CURRÍCULO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO ESCOLAR. A escola deve se ocupar da formação do indivíduo e estimular o desenvolvimento das habilidades e competências de cada aluno. É preciso levá-los a aperfeiçoar as próprias características e descobrir recursos para lidar com suas dificuldades e/ou inabilidades.

Qual a diferença entre inclusão e exclusão?

Entenda a diferença entre EXCLUSÃO, SEGREGAÇÃO, INTEGRAÇÃO e INCLUSÃO. EXCLUSÃO: Refere-se a deixar de lado. SEGREGAÇÃO: Significa "separar” as pessoas num só lugar. ... INCLUSÃO: É aceitar as diferenças, valorizar todas as pessoas e conviver dentro da diversidade.

O que é exclusão na educação inclusiva?

O QUE É A EXCLUSÃO? São dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo. É considerado o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, um processo no qual o indivíduo vai se afastando da sociedade através de rupturas consecutivas com a mesma.

O que devemos levar em consideração para pensarmos um currículo inclusivo?

A escola inclusiva precisa ter claro o reconhecimento de que cada estudante tem um potencial, ritmo de trabalho diferenciado, expectativas, estilos de aprendizagens, motivações e valores culturais, ou seja, reconhecê-los como diferentes.

O que é o currículo inclusivo?

Traz uma síntese de fatos históricos da educação especial no Brasil, com ênfase nas deficiências mentais, especialmente no espectro autista. ... E nesta perspectiva, a função social da escola é assegurar o exercício do direito à aprendizagem e promover uma educação inclusiva que não seja utópica, mas uma prática.

O que é integração na sociedade?

No âmbito da sociologia, a integração social consiste no processo de introdução de indivíduos ou grupos em contextos sociais maiores, com padrões e normais mais gerais.

O que é a exclusão escolar?

A exclusão escolar afeta, em especial, as camadas mais pobres da população, já privadas de outros direitos constitucionais. ... Esses meninos e meninas – oriundos de populações vulneráveis – não estão apenas fora da escola. Estão excluídos de todo um sistema de garantia de direitos.

Como deve ser o currículo na educação especial?

De acordo com os Parâmetros Curriculares para a educação inclusiva (1998), o Currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola e deve viabilizar a operacionalização do mesmo, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo as suas finalidades.

Como deve ser o currículo na educação inclusiva?

De acordo com os Parâmetros Curriculares para a educação inclusiva (1998), o Currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola e deve viabilizar a operacionalização do mesmo, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo as suas finalidades.

O que é integração na educação inclusiva?

O conceito de integração se referia à necessidade de modificar a pessoa com necessidades educacionais especiais, de maneira que esta pudesse vir a se identificar, com os demais cidadãos, para então poder ser inserida, associada, a convivência igualitária em sociedade.

O que é melhor para educação das pessoas com deficiência integração ou inclusão?

O termo inclusão tem sido usado com múltiplos significados. ... Em outro extremo, o conceito de inclusão parece ser utilizado apenas para renomear integração, considerando que o melhor é a colocação do aluno com deficiência na classe regular, desde que se enquadre aos pré-requisitos da classe.