Selecionamos algumas técnicas eficientes para não fugir do tema jamais!
Milton Costa, professor da da Oficina do Estudante, explica que uma fuga total do tema, que zeraria a redação, é muito difícil e o que costuma ocorrer é a fuga parcial, ou seja, o autor se mantém no assunto, mas foca em outro recorte temático. Mas lembre-se: que mesmo nesse segundo caso também perdem-se pontos.
O candidato que apresentar um texto com menos de sete linhas terá sua redação anulada, pois não cumpriu o mínimo de linhas exigidas. Demonstrando, entre outros fatores, dificuldade de “pensar por escrito”, requisito básico esperado pelas universidades. 5 - Textos que contenham impropérios, desenhos etc.
Tangenciamento do tema Priorizar a análise parcial do tema, ignorando eixos fundamentais de discussão (palavras-chave), provoca perda frequente de ponto em redações Enem.
Além de valer mil pontos, ela representa 20% da sua nota geral no exame nacional. Por isso, ela é tão temida e muitas vezes uma pedra no sapato do participante que se dedicou apenas a outras disciplinas. Mesmo que você vá muito bem em todas as provas, se for muito mal ou zerar a redação Enem, sua média pode despencar!
A redação vale mais 1000 pontos; Soma-se a nota da redação com a média das provas objetivas para calcular sua pontuação geral do ENEM.
Para fazer uma boa conclusão e buscar a nota máxima na correção você precisa de três elementos: 1 - Conectivo de conclusão; 2 - Retomada dos objetivos do texto; 3 - A Proposta de intervenção. Veja!
Veja o que pode fazer você zerar na prova:
O candidato que teve o benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição e faltar ao Enem sem justificativa, não poderá ser isento no ano seguinte. Importante: Para abonar a falta ao Enem e ter isenção em uma próxima aplicação, é preciso justificar a ausência no ato da nova inscrição.
As principais características do texto dissertativo-argumentativo são:
Sisu: ingresso em uma universidade pública A nota do Enem serve para você concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). ... Com as suas notas do Enem, descubra a sua chance de passar no Sisu no curso e universidade que deseja.
Já os estudantes que estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio podem fazer o Enem como treineiros. Isso significa que não poderão usar o desempenho no exame para entrar nas universidades. Nesse caso, os participantes terão acesso às notas 60 dias depois que o resultado for liberado para os demais candidatos.
Quem quiser tentar vaga em faculdade particular pode usar a nota do Enem para conseguir bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). ... Outro programa é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que ajuda a pagar as mensalidades da faculdade particular com um prazo longo.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que concede vagas nas universidades públicas a candidatos que prestaram o Enem. Para participar, é necessário realizar a edição mais recente do Enem e alcançar uma nota maior que zero na redação. Neste programa, não há exigências de renda.
O Enem serve para entrar no Programa Universidade para Todos (ProUni), uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares para quem ainda nÃÆ'ƒÂ£o tem um diploma de nÃÆ'ƒÂÂÂvel superior.
O Enem é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni), conseguir o Financiamento Estudantil (Fies) e, além disso, diversas faculdades ...
Conheça alguns os principais benefícios do Enem:
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. ... O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).
A média de nota da redação do Enem é de 400 a 600 pontos. Mas, para falar de uma boa nota é preciso analisar o curso que se pretende ingressar, pois na maioria dos processos seletivos têm notas de corte. Assim, por exemplo, com 600 pontos na redação é possível entrar em cursos como História, Letras, Biblioteconomia.
A partir de 300 pontos, por exemplo, é possível ingressar em universidades como a Cruzeiro do Sul Virtual e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). De acordo com seu desempenho no Enem, também pode conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral.