Há diversas formas para destacar avanços dos profissionais e as organizações podem trabalhar em parceria com o departamento de Recursos Humanos e com os demais gestores para reconhecer seus colaboradores e equipes de trabalho em momentos de crise.
Dessa forma, dar feedbacks positivos sempre que for possível, demonstrar preocupação com o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários, promover confraternizações e conceder premiações são maneiras de motivar uma equipe em tempos de crise.
A adoção da liderança liberal em pequenas e médias empresas (PMEs) pode ser um catalisador significativo para impulsionar a criatividade e a produtividade. Esta abordagem de liderança se concentra em conceder maior autonomia aos funcionários, permitindo-lhes tomar decisões e resolver problemas de forma independente.
A ideia é agregar conhecimento aos seus vendedores. Tudo que é novo e comprovadamente eficiente é atrativo para os funcionários, pois eles podem experimentar em seu dia a dia e melhorar suas performances.
Sempre que possível, demonstre que a opinião da sua equipe é tão importante quanto a sua. Sentir-se ouvido e responsável por alguma decisão é uma maneira de gerar satisfação no ambiente profissional. A sensação de ser útil em uma determinada questão é um fator determinante para que um funcionário fique mais motivado.
Durante meses de retração econômica é natural que algumas empresas apresentem desempenho aquém do esperado. O problema está em tentar esconder esse fato dos funcionários. Manter números escondidos a sete chaves com o objetivo de não preocupar os colaboradores tem o efeito exatamente contrário.
Reconhecimento não se resume a recompensas financeiras, remuneração, pois quando realizamos um trabalho com dedicação queremos saber se o esforço foi observado. Dessa forma, dentre as estratégias de como motivar funcionários não poderia faltar a de dar feedbacks construtivos. Tire um tempo para sentar e conversar com os seus funcionários a respeito da forma como eles têm desenvolvido os projetos, fazendo críticas construtivas e elogios pelos pontos positivos.
Há mais de 20 anos no mercado a Vida Segura promove soluções inteligentes para Recursos Humanos, garantindo bons resultados na gestão de pessoas, gestão de riscos, benefícios e na comercialização de produtos também para pessoa física.
Nada mais desagradável que não ver seu talento reconhecido, mesmo se esforçando ao máximo para vender na crise, mas não alcançando resultados. Se você quer saber como motivar vendedores desmotivados na crise, confira estas 4 técnicas.
Seguir os costumes nessas épocas é difícil, mas o líder deve ter o controle e saber motivar seus colaboradores. Principalmente sabendo delegar e gerir as tarefas que o seu time executa.
Para transmitir de maneira clara seu entendimento de que valoriza seus funcionários, mantendo a equipe motivada, é fundamental que a empresa demonstre esse valor a cada um, que incentive propostas de inovações com redução de gastos, por exemplo, e que recompense aqueles que apresentam ideias e soluções de valia.
Veja estas sugestões me outros artigos de nosso blog: 7 filmes para se manter motivado no trabalho
Tempos de crise na empresa são momentos difíceis para qualquer empresário e empregador. Além da incerteza sobre o negócio, existe a desmotivação da equipe e, mais ainda, dos clientes.
É importante destacar que as metas definidas devem ser praticáveis, pois o objetivo é trazer motivação para a equipe. Impor metas impraticáveis só trará maior decepção e insatisfação para o time.
A motivação na crise será o primeiro passo para se recuperar, pois o que menos ajuda em um processo de retomada de crescimento é a sua força de vendas desestimulada.
Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.
Assine nossa newsletter e receba
nossas novidades
Motivar a equipe em tempos de crise é possível e está ao alcance de qualquer bom gestor. Portanto, para promover o melhor desempenho da sua equipe, aplique nossas dicas e veja os resultados!
Leia também – Força de trabalho: como engajar seus funcionários
A gestão empresarial na hora de uma crise somente dará certo se as atividades seguirem seu ritmo de rotina. É necessário que isso aconteça porque caso as tarefas cessem, a organização decairá ainda mais, gerando riscos de uma possível falência.
Pensando nisso, vamos te propor 5 dicas para te ajudar a engajar o seu time.
Liderar em tempos de crise, segundo John F. Kennedy
Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. ... As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados.
O líder tem um papel extremamente importante nos processos de qualquer organização. Ele é alguém que veste a camisa da empresa e se torna a própria organização em pessoa. ... O líder, por ser um representante da organização, deve entender a empresa como um todo, como funcionam os seus setores e processos.
Confira algumas dicas para desenvolver seu espírito de liderança:
4 passos para você ser um líder respeitado na sua empresa
Responda às perguntas, mas tente mostrar humildade orientando a conversa de volta para seus objetivos compartilhados em vez de enfatizar suas próprias realizações. Idealmente, você quer que sua equipe tire as três mensagens a seguir: Estou feliz por estar aqui e respeito o trabalho que você faz.
Um bom gestor precisa tirar insights de tudo o que já viveu e criar formas espontâneas de comunicação. Ele deve mostrar para as pessoas que é como elas, com dúvidas, anseios e motivações. Uma forma de tirar proveito disso é por meio do storytelling.
O que você não pode deixar de fazer no seu primeiro dia de trabalho
Para criar essa relação de confiança contigo e saber se te quero seguir ou não, preciso de saber quem és!
10 dicas para escrever e publicar seu primeiro post no blog
O que acha de falar sobre isso e sobre como fazer um post perfeito?...Anote as dicas:
10 dicas para usar o Instagram de forma profissional
Seja breve e eficiente. Sempre que possível, escreva legendas concisas para chamar a atenção das pessoas imediatamente. Posicione comunicados e mensagens importantes no início da legenda. Se o texto tiver mais de 125 caracteres, as pessoas precisarão tocar em “mais” para ler a publicação inteira.
Evite imagens poluídas e com muito texto, será impossível descobrir do que se trata seu perfil. Suas postagens serão reflexo da sua marca, elas vão dar o tom de como sua marca é profissional. Por esse motivo, planeje suas postagens, produza suas fotos, pense em cores, ambientes, objetos e personagens, se for o caso.
Primeiro, mencione em seu perfil que as pessoas serão apresentadas se usarem sua hashtag. Em seguida, procure uma hashtag moderadamente popular que tenha menos de 50.