EQST

Como Funcionam Os Satlites Estacionarios?

Como funcionam os satlites Estacionarios? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como funcionam os satélites Estacionarios?

Um satélite geoestacionário se move na mesma direção e na mesma velocidade que a Terra está girando. Por conta disso, visto da Terra, um satélite geoestacionário parece estar parado. Já os satélites de órbita polar viajam de pólo a pólo, de norte a sul.

Qual a altitude do satélite estacionário?

Localizados a 36 mil km de altitude, esses equipamentos são chamados de geoestacionários, e ficam "parados" sobre um pedaço do planeta, normalmente em torno da linha do Equador, acompanhando o movimento de rotação da Terra.

Qual a velocidade aproximada que um satélite geoestacionário deve ter para se manter em órbita?

28.800 Km/h Com isso a velocidade angular de rotação do satélite se iguala à da Terra e tudo se passa como se o satélite estivesse parado no espaço em relação a um observador na Terra. Para que um satélite entre em órbita é necessário que atinja uma velocidade de pelo menos 28.800 Km/h.

Como calcular a velocidade de um satélite em órbita?

A velocidade orbital de um satélite em equilíbrio, seja ele artificial ou natural, é dada pela equação a seguir: Na equação mostrada acima, v é a velocidade do satélite em m/s, G é a Constante de Gravitação Universal, M é a massa do planeta (no caso, a Terra) e r é o raio da órbita do satélite.

Como ficam os satélites no espaço?

Na verdade, eles estão sempre caindo. Um satélite, quando enviado ao espaço, é impulsionado por um “empurrão” dado pelos foguetes que os colocam em órbita. ... Dessa forma, ele está constantemente imerso no campo gravitacional terrestre, que o mantém em órbita ao redor do globo devido à força centrípeta.