O ciclo menstrual geralmente dura cerca de 28 dias e é dividido em 3 fases, de acordo com as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante o mês. A menstruação representa os anos férteis da vida da mulher, que se iniciam na adolescência e duram até a menopausa.
Esse processo possui três fases: fase proliferativa, fase secretora e fase menstrual. O ciclo menstrual é regulado por diversos hormônios, como os produzidos pelo ovário, sendo, assim, controlado pelo ciclo ovariano. Apresenta uma duração de cerca de 28 dias.
O ciclo menstrual nada mais é do que um processo cíclico decorrente da secreção alternada de quatro principais hormônios: estrógeno e progesterona (secretados principalmente nos ovários), Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH), os dois últimos, secretados pela hipófise .
O ciclo menstrual é dividido em 3 etapas: fase folicular, ovulatória e lútea.
Fases do ciclo menstrual. Existem duas fases principais do ciclo menstrual que diferem entre si, a fase folicular e a fase lútea. Ainda pode-se reconhecer uma terceira fase, a ovulatória, caracterizada pelo momento da ovulação.
Em um mesmo ano, a duração entre o ciclo mais longo e o ciclo mais curto pode variar até 9 dias e ainda ser considerada dentro dos intervalos normais (5). Por exemplo, uma variação comum pode ser de um ciclo de 25 dias de duração, seguido por um ciclo de 33 dias.
Normalmente, o ciclo menstrual costuma durar de 21 a 40 dias. Fisiologicamente falando, a diferença entre esses ciclos está na fase pré-ovulatória: quanto mais longo é o ciclo, mais tempo o organismo da mulher precisa para amadurecer o óvulo que será liberado.
Para calcular o ciclo menstrual da mulher, deve se levar em consideração o período entre 25 e 30 dias, sendo mais comum o de 28 dias. Para calcular o seu ciclo menstrual, especificamente, basta verificar o intervalo de tempo entre o primeiro dia da sua menstruação do mês e o primeiro dia da menstruação seguinte.
Para simplificar, pegue o exemplo de uma mulher com o ciclo de 30 dias. Sua ovulação deve ocorrer no 16º dia e, consequentemente, tendo seu período fértil ocorrendo entre o 11º e o 16º dia do ciclo menstrual. Já uma mulher com o ciclo menstrual de 28 dias, tende a ter sua ovulação ocorrendo no 14ª dia.
A menstruação normal dura de 4 a 7 dias e o mais comum é que seja mais intensa nos dois primeiros dias e vá diminuindo e ficando mais escura depois disso. Quando a menstruação dura mais de 8 dias, deve-se ficar atenta à quantidade de sangue perdida e à sua cor.
Um ciclo irregular é justamente a variação de dias em cada ciclo. Suponhamos que seus últimos três ciclos tenham durado 26, 28 e 29 dias. Nesse caso, a média é 27 dias de duração. Para chegar a essa média basta somar os dias e dividir por três.
como regular a menstruação?
O ciclo menstrual, regulado pelo sistema endócrino, é fundamental para a reprodução. É frequentemente dividido em três fases: a fase folicular, a ovulação e a fase luteínica, embora algumas fontes refiram um conjunto diferente de fases: a menstruação, a fase proliferativa e a fase secretora.
Dia 01 ao 14 do ciclo: Nos primeiros dias ocorre o período menstrual, que costuma durar de 3 a 7 dias. O sangramento menstrual é o resultado da descamação da camada interna do útero (endométrio), quando não ocorreu a gravidez.
Assim, caso sejam notadas alterações no ciclo menstrual, o que se deve fazer é marcar uma consulta com o ginecologista para uma avaliação minuciosa para descobrir a causa e iniciar o tratamento.
São causas comuns de irregularidades no ciclo menstrual doenças como Síndrome do Ovário Policístico, disfunções na tireoide, obesidade, desnutrição (anorexia/bulimia), síndrome adrenal, endometriose, doenças do útero como pólipos e miomas ou até mesmo câncer do endométrio e menopausa precoce.
Técnicas de reprodução assistida para mulheres com ciclos irregulares. Embora o ciclo menstrual irregular possa dificultar uma gravidez, essa condição pode ser contornada pela utilização de técnicas de reprodução assistida. Dentre as principais técnicas capazes de facilitar um processo gestacional estão a FIV e a RSP.
Porém, ter um ciclo irregular não significa que você é estéril. Você provavelmente terá maior dificuldade para engravidar, mas a gravidez é possível. Como em ciclos irregulares a ovulação não pode ser calculada, você poderá realizar um teste e saber com antecedência seu dia fértil.
Em casos de ciclos irregulares, essa missão pode não ser tão fácil assim....Como Saber se Estou Grávida Antes do Atraso?
É recomendado que se faça o teste de gravidez de sangue apenas depois de, no mínimo, 2 dias de atraso da menstruação. Se o ciclo menstrual for irregular, deve-se esperar mais dias para ver se a menstruação virá ou não.
Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).
Os testes de gravidez sanguíneos costumam ficar positivos entre o 8º e o 13º dia após a concepção, ou seja, 1 a 6 dias antes do atraso menstrual. A partir do primeiro dia de atraso menstrual, a chance do teste de gravidez de sangue dar positivo é de 99%.
O método é simples: basta colocar o produto em contato com o xixi que em até cinco minutos a mulher sabe se está grávida – ou não. Para chegar a esse resultado, que geralmente tem precisão superior a 99%, os exames medem o beta HCG, fração do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG), produzido durante a gestação.
O teste de gravidez de farmácia é confiável? Embora este seja um método bastante simples e acessível, o teste de gravidez pode sim ter uma alta confiabilidade – desde que ele seja feito na hora certa e de maneira adequada.
O que significa quando a segunda risca sai borrada? Os resultados do exame são: uma risca é negativo e duas riscas é positivo. Se a segunda risca aparece borrada, ainda é um sinal do que o exame deu positivo! Ela pode sair pouco firme devido a uma quantidade menor de hormônio beta-HCG, então o ideal é repetir o exame.