Como funciona? Os sistemas de comunicação por rede elétrica funcionam adicionando um sinal modulado ao sistema de fiação. Como a energia é transmitida em frequências de 50 a 60 Hz, a passagem de dados é feita em uma faixa bem superior, de 1 a 30 MHz.
Também conhecido pela sigla PLC (Power Line Communication) o aparelho distribui a internet pela casa através da rede elétrica. O powerline funciona como um distribuidor de sinal de banda larga, transformando as tomadas em pontos de acesso de rede.
O roteador é o aparelho responsável por distribuir a internet para um ou mais dispositivos, seja via cabo de rede, ou pela rede Wi-Fi. Eles também permitem conectar dispositivos de uma rede interna entre si, permitindo que troquem dados internamente, até mesmo sem uma conexão à internet pública.
Repetidor Powerline da TP-Link de 300 Mbps Outro modelo powerline vendido no mercado brasileiro é o TL-WPA4220, da TP-Link. O repetidor também funciona via rede elétrica sendo voltado para ambientes maiores, onde os repetidores comuns não funcionam como deveriam.
Os 5 Melhores Sistemas de Rede Mesh WiFi
Como Escolher o Melhor Repetidor Wi-Fi
Verifique a velocidade do repetidor Um dos pontos mais importantes na hora de escolher seu repetidor de sinal é ficar de olho na velocidade da conexão. Se você é um usuário padrão e não precisa de uma internet ultra rápida, os modelos com velocidade a partir de 300Mbps já farão diferença no seu dia a dia.
Ela é capaz de transmitir o sinal a até 2,4 quilômetros. Além disso, o dispositivo ainda conta com portas de rede extras, para a conexão de outros aparelhos.
Primeiro, é preciso lembrar que o repetidor deve fazer parte de uma rede Wi-Fi, ou seja, será necessário instalar o dispositivo em algum local do ambiente que ainda receba sinal de internet do roteador principal e que este seja suficiente para navegação.
É preciso configurar o repetidor? Em linhas gerais, sim. Da mesma forma que um roteador depende de uma série de configurações específicas para funcionar corretamente, o repetidor precisa de algumas instruções para operar. O processo não é muito complicado, ainda que varie bastante de fabricante a fabricante.
Simples de usar: Uma vez configurado, basta plugá-los na tomada para que o mesmo possa funcionar. E melhor ainda é que ele é móvel, isto é, você pode tirar ele de uma tomada e plugar em outra sem perder a configuração ou deixar de funcionar.
Terá que acessar as configurações wifi do modem/roteador e deixar em B/G/N, assim ele vai ter uma melhor sincronização de alta velocidade com o "repetidor N" e ao mesmo tempo usar G se algum dispositivo da rede não suportar o padrão superior.
9 dicas para configurar melhor a rede Wi-Fi do seu roteador
Pesquisadores do MIT (sigla em inglês para Instituto Tecnológico do Massachusetts) desenvolveram um projeto que simplesmente pode aumentar a velocidade da internet entre 100 e 1000 vezes.
O primeiro passo é colocar o repetidor de sinal wireless na tomada. Pode ser que você também tenha a opção de chave, sendo assim, selecione a opção “Repeater”. O segundo passo é conectar um computador, smartphone ou tablet à rede de internet wi-fi do repetidor de sinal.
Fazendo a configuração
O funcionamento de um repetidor wifi é simples, ele recebe os dados do roteador principal e assume a mesma configuração de rede (canal, ESSID, chave de acesso, método de criptografia), e repete o sinal com a potência da sua antena que é bem mais forte que a dos nossos notebooks.
2. Um repetidor de sinal funciona com qualquer roteador? Sim. Assim como qualquer equipamento com conexão à internet pode se conectar a uma determinada rede, os repetidores Wi-Fi também têm essa mesma característica.
Para acessar a interface ou realizar a configuração o aparelho, você deverá conectar seu repetidor diretamente ao computador ou notebook via cabo. Não é recomendada a configuração pela rede Wi-Fi. Após digitar o IP do repetidor será solicitado um nome de usuário e senha, insira admin em ambos os campos.
1 Conecte o repetidor em uma tomada elétrica próxima ao seu roteador e espere até que o LED Signal esteja aceso e vermelho fixo. 2 Pressione o botão WPS no seu roteador. 3 Dentro de 2 minutos, pressione o botão RESET/WPS no repetidor. O LED deve passar de piscante para fixo, indicando uma conexão de sucesso.
Para configurar o seu repetidor, escolha a rede que deseja repetir e, caso sua rede utilize uma senha, insira no campo Informe a senha da rede Wi-Fi. Após inserir sua senha, clique no botão Salvar. Após clicar em Finalizar, verifique o LED do produto; ele indica o status da confi- guração.
Acesse a interface de configuração do roteador; No menu, clique em Configurações da rede Wi-Fi; Na tela central clique em Repetidor Wi-Fi, habilite; Marque Repetidor Wi-Fi, em nome da rede Wi-Fi principal, selecione a rede que vai ser repetida, em seguida preencha com a senha da rede Wi-Fi que vamos repetir.
Configurar o WRN 150 não é tão simples como alguns roteadores: o produto não apresenta nenhum assistente de instalação para facilitar na hora do primeiro uso. Ainda assim, não é uma tarefa difícil: após conectar na rede sem fio, basta acessar o endereço http://10.
Roteador Intelbras: veja cinco modelos para comprar no Brasil em 2020
Melhores Roteadores Gamer 2020
O ambiente no qual você vai instalar o roteador também precisa ser considerado antes de definir o modelo ideal. Se existem muitos obstáculos para o sinal, como paredes, prateleiras e afins, pode ser importante considerar roteadores de 2,4 GHz com antenas de ao menos 5 dBi, capazes de otimizar o alcance do sinal.