Como feito um quasar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Um quasar é basicamente um buraco negro supermassivo cercado por grandes quantidades de gás e poeira. O termo quasar significa "fonte de rádio quase estelar". Os quasares podem ser resultado da fusão de duas galáxias e da colisão de seus buracos negros.
Que é um quasar?
A palavra quasar é a abreviação de "quasi-stellar radio source" (fonte quase-estelar de rádio). Quasares emitem ondas de rádio, raios-X, raios gama, raios ultravioleta, e luz visível. A maior parte deles são maiores que o nosso sistema solar.
Qual é a temperatura de um quasar?
À medida que vai sendo sugada pelo buraco negro relacionado ao quasar, a matéria se junta numa estrutura espiralada cuja temperatura chega a milhões de graus. Calcula-se que entre 65 mil e 100 mil quasares sejam visíveis atualmente, mas eles eram bem mais comuns há bilhões de anos.
Qual a origem do quasar?
No final da década de 50, os primeiros radiotelescópios detectaram pontos parecidos com estrelas que emitiam fortes sinais de rádio. Daí o nome “quasar” – uma abreviação de “fonte de rádio quase estelar” em inglês.
Qual a coisa mais destruidora do universo?
O quasar em questão atende pelo nome de SDSS J135246. 37 + 423923.5, fica a 60 bilhões de anos-luz da Terra e é produzido por um buraco negro supermassivo que contém mais de 8,6 bilhões de vezes a massa do Sol (ou duas mil vezes a massa do buraco negro no centro de nossa própria galáxia, o Sagittarius A*).