Hoje vou contar sobre minha experiência com a torre de três pinos, cujo nome oficial é Torre de Hanoi, e meus filhos. Foi engraçado como este brinquedo caseiro “apareceu” durante vários momentos em uma semana. Só para não esquecer, no decorrer do post você vai aprender a fazer uma torre de três pinos.
E crianças de 4 a 5 anos já podem brincar, reconhecendo cores, tamanhos e a diferença entre eles. Um pouco mais velhos, já podem arriscar descobrir como transferir todos discos de um pino ao outro. A quantidade de discos pode variar, deixando o jogo mais difícil à medida que os discos aumentam.
No primeiro pino temos uma sequência de discos com ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O objetivo é passar todos os discos para o último pino com a ajuda do pino central, de modo que no momento da transferência o pino de maior diâmetro nunca fique sobre o de menor diâmetro.
O jogo se apresenta em uma base que possui três pinos na posição vertical. No primeiro pino temos uma sequência de discos com ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O objetivo é passar todos os discos para o último pino com a ajuda do pino central.
Origen del Test de la Torre de Hanoi Curiosamente el inicio de esta herramienta de evaluación psicológica, fue concebido inicialmente como un problema matemático en el año de 1.883. Su creador Édouard Lucas, era un matemático de origen francés que desarrolló el diseño basándose en un templo hindú.
No site Brasil Escola*, o professor Marcos Noé apresenta uma expressão matemática que mostra qual o número mínimo de movimentos, conforme o número de discos: 2n – 1, onde n corresponde ao número de discos. Por exemplo:
Portanto, pelo Princípio de Indução Finita, β(n) = 2n − 1 para todo número n natural e maior que 1. Pronto, a fórmula está provada, e já sabemos que ela nos dá o número mínimo de movimentos para solucionar a Torre de Hanói.
As regras são:
Na mesma semana, fomos visitar o Parque Sabina de Ciências, em Santo André, na Grande São Paulo. E não é que a torre estava lá também? Os três passaram um tempão brincando com o instrutor de ciências do parque.
As regras eram simples: apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para a outra, o templo iria desmoronar e o mundo desapareceria.
Para fazer os discos, recorte círculos nos pedaços de papelão. Chame seus filhos para pintarem e decorarem os discos bem coloridos. Depois de seco, faça um furo no centro de cada círculo, pelo menos três vezes mais largo que a espessura do palito de churrasco.
A Torre de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.
Para fazer uma Torre de Hanoi em casa, você vai precisar de três canudos (eu usei de papel); uma bandeja de isopor; pedaços de papelão e tinta guache colorida. Comece com os canudos. Eu cortei no meio para ficar mais fácil de jogar. Espete os canudos na bandeja de isopor.
Se você quiser testar o jogo, neste link para a Torre de Hanoi do site Só Matemática, você testa seu raciocínio e estratégia.
Para dar certo, é preciso construir estratégias na transferência de peças, na contagem dos movimentos e no raciocínio lógico. No final, quanto menos movimentos forem feitos para finalizar o jogo, melhor.
Para brincar mais ainda, que tal conhecer as outras opções de brinquedos caseiros que temos no site? Já tem aqui o link com a nossa seleção. E para melhorar, te convido a inscrever-se na nossa Newsletter. Toda a semana, você recebe um e-mail com nossas novidades e os posts do blog.
Olá, Sandra. Havia um erro na digitação dos números. Ao invés de 23 deveria ser dois elevado ao cubo, ao invés de 24 deveria ser dois elevado a quarta potência e, finalmente, ao invés de 25 deveria ser 2 elevado a quinta potência. Já corrigimos no post. Obrigada 🙂
Se houver só um disco é apenas um movimento. Para solucionar um Hanói de 4 discos, são necessários 15 movimentos ( ), no caso de 7 discos são necessários 127 movimentos, se forem 15 discos são necessários 32.767 movimentos.
La solución del problema de las Torres de Hanói es muy fácil de hallar, aunque el número de pasos para resolver el problema crece exponencialmente conforme aumenta el número de discos.Como ya se ha indicado, el número mínimo de movimientos necesarios para resolver un rompecabezas de la Torre de Hanoi es 2 n - 1, donde n es la cantidad de discos.
Faça uma base com o isopor. Depois faça quadrados de tamanhos diferentes com isopor. Pinte a base e os quadrados com cores diferentes....Torre de Hanói
Certo dia, fui com meus filhos em uma feira de artesanato, em São Paulo. Estávamos em busca de presentes de aniversário. Uma das bancas de artesãos me chamou a atenção por ter jogos de madeira. Pimba! Em segundos, eu estava testando com as crianças a Torre de Hanoi. Aprendemos lá a jogar.
O objetivo é passar todos os discos de um pino (A) para outro qualquer (B ou C), usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor.
Édouard Lucas
O desenvolvimento do teste é que a pessoa deve alterar a disposição dos discos da configuração inicial para a final, executando a menor quantidade de movimentos e o menor número de erros.
Baseia-se na utilização de um instrumento (incluso na caixa) que é constituído por três cavilhas de comprimentos diferentes, em que são amarrados três bolas (uma vermelha, uma verde e azul): a pessoa deve mover estas bolinhas em um determinado número de movimentos de modo a obter a configuração indicada pelo examinador ...
O Teste de Atenção por Cancelamento é composto por três matrizes impressas com diferentes tipos de estímulos, em que a tarefa do sujeito consiste em assinalar todos os estímulos iguais a um estímulo-alvo anteriormente determinado.
Como é possível medir e avaliar a atenção?