Seleção da Propriedade e Atividade Produtiva (AP) O usuário vinculado a Atividade Produtiva (AP) da Propriedade deverá acessar o menu Área Animal > Controles > Controle de Vacinação > Declaração de Vacinação - Febre Aftosa > Vacinação. Selecionar a propriedade na qual será realizada a declaração de vacinação.
Vacinação. O mais eficiente meio de prevenção da febre aftosa é a vacinação. Desnecessária em humanos mas indispensável em animais suscetíveis, ela é o melhor meio de prevenir e erradicar a doença no país.
A febre aftosa em humanos é uma doença infecciosa rara, provocada por um vírus do gênero Aphthovirus e que pode surgir quando se consome leite não pasteurizado vindo de animais contaminados.
Crescimento excessivo do casco de animais confinados. Os caprinos e ovinos são animais biungulados pois possuem duas unhas ou dedos. ... Quando os animais são criados em sistemas extensivos ou pelo menos semi-intensivo, esse desgaste natural do casco geralmente ocorre porque os animais andam bastante em busca de alimento.
Perissodactyla - ungulados de cascos ímpares (cavalo e zebras, um dedo), rinoceronte e anta (três dedos); Artiodactyla - ungulados de cascos pares, têm dois ou quatro dedos de apoio. A maioria dos artiodáctilos tem dois dedos, característica que forma casco fendido (gado bovino, antílope, girafa, camelo etc.)
A doença é causada por um vírus da família Picornaviridae do gênero aphthovirus. A transmissão do vírus da febre aftosa ocorre por contato direto de animais susceptíveis com animais infectados e por contato indireto com fômites ou subprodutos contaminados.
No século XIX a doença foi observada em vários países da Europa, Ásia, África e América, tendo se espalhado pelo mundo com o transporte de gado de origem europeia. A febre aftosa espalhou-se pelo mundo a partir do gado europeu, chegando à América do Sul por volta de 1850.
A última ocorrência de febre aftosa no Brasil, foi em 2006, no Mato Grosso do Sul. 11.
A febre aftosa é prevenida por meio da vacinação, a qual se iniciou no Brasil no início da década de 1960. A vacina contra aftosa utilizada na América do Sul é inativada trivalente contra os tipos A, O e C.
A RAIVA NÃO TEM CURA! Por isso é preciso investir em medidas preventivas como controlar a população de morcegos transmissores e realizar a aplicação da vacina anual de todo o rebanho, independentemente da idade. Todos os animais devem ser vacinados.
O que é brucelose A Brucelose bovina é uma importante doença infectocontagiosa que acomete muitos rebanhos brasileiros. Esta doença é provocada por bactérias do gênero Brucella. Os bovinos são acometidos pela espécie Brucella abortus.
1. QUAIS SÃO OS TESTES PARA DIAGNÓSTICO DA BRUCELOSE? R.: Para uso do médico veterinário habilitado são: Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) e Teste do Anel em Leite (TAL). Para uso dos laboratórios credenciados são: Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), 2-Mercaptoetanol (2-ME) e Teste do Anel em Leite (TAL).