Processo da cindida: a sociedade desmembrada Alteração contratual ou distrato social (no caso das sociedades limitadas). Ata de Assembleia Geral Extraordinária (no caso das sociedades anônimas). Protocolo com justificativa da cisão. É facultativa a apresentação do laudo de avaliação.
A incorporação também é uma modalidade de fusão ou de aquisição. Porém, nesta, a empresa incorporada deixa de existir e o seu patrimônio é incorporado por outra, mas a empresa incorporadora (empresa preexistente) permanece com sua vida normal e continua com a sua personalidade jurídica.
A diferença entre fusão e incorporação é que na incorporação desaparecem as sociedades incorporadas mas a incorporadora, uma sociedade preexistente, permanece com a sua vida normal, enquanto na fusão desaparecem todas as sociedades fusionadas e surge uma sociedade nova.
· Incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações (art. 227 da Lei 6.
Temos que criar uma Conta Corrente Incorporação no Ativo e outra no Passivo. A contas devedoras serão creditadas, debitando-se a contra partida Conta Corrente Incorporação. A contas credoras serão debitadas, creditando-se a contra partida Conta Corrente Incorporação.
As ações ou quotas de "A" e "B" passam a pertencer integralmente à nova sociedade, surgida a partir da fusão. Extinguem-se as sociedades "A" e "B", surgindo com a fusão uma nova sociedade que as sucederá nos direitos e obrigações.
I - É admissível a fusão de sociedades ainda que envolvam pessoas jurídicas não organizadas sob a mesma forma societária. II - A incorporação consiste na operação em que se une uma sociedade limitada à outra de natureza anônima, subsistindo, ao final do procedimento, apenas uma delas.
Fusão de empresas é uma operação jurídica que une duas ou mais empresas para dar origem a uma nova organização. Nesse modelo, as pessoas jurídicas deixam de existir individualmente e formam uma única sociedade, que concentra todo o patrimônio, direitos e obrigações das envolvidas.
Evaporação: é a mudança de fase do estado líquido para o gasoso de modo gradual, lento. Ela ocorre apenas na superfície do líquido e não é perceptível visualmente, pois não há o surgimento de bolhas nem agitação em seu interior. Exemplos: A roupa que seca no varal, o rio que evapora, uma poça de água que seca, etc.
Sólido: Possui volume e forma constante. Possuem menor energia cinética, e maior energia potencial(armazenada), são mais estáveis. Líquido:Possui volume constante e forma variável. Gasoso:Possui volume e forma variável.