O mercado de automóveis no Brasil está repleto de SUVs, que hoje são os queridinhos das famílias por aqui. Esse tipo de automóvel, segundo seus adoradores, é o ideal para vencer nossas ruas esburacadas, pois possuem suspensão mais forte, rodas mais largas e uma posição de dirigir que passa mais segurança.
Entretanto, algo que vai chamar muito a atenção no Nivus é seu tamanho visto de fora. Ele mede bons 4,56m, o que o coloca à frente do seu companheiro de marca, o T-Cross, e lhe proporciona um porta-malas generoso de 415 litros, uma referência no segmento. Isso tudo foi possível graças a uma “coupetização” do automóvel, que, ao contrário dos SUVs que estamos acostumados, sempre quadradões, deu uma identidade muito própria ao Nivus.
Mesmo não sendo um primor de conforto, o Nivus traz bons equipamentos para ajudar no dia a dia. Entre os recursos estão os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, direção elétrica, retrovisor interno eletrocrômico, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, volante multifuncional, troca de marchas nas aletas, sensor crepuscular, sensor de chuva, ar-condicionado digital e automático, chave presencial e porta-luvas climatizado.
Algo que também falta na versão de entrada, mas que está disponível de série no Nivus Highline é o cluster de 10 polegadas 100% digital, o Active Info Display. Nele, além de todas as informações de computador de bordo, podemos ter bem à frente o mapa do GPS e informações de mídia.
Além disso, para deixar o carro ainda mais requintado e confortável, a versão Highline conta com banco de couro, ar condicionado digital, volantes com revestimento em couro, retrovisor eletrocrômico, rebatimento automático dos retrovisores e som de alta qualidade.
Já quando pensamos em conectividade, o Nivus não brilha tanto quanto seu rival Pulse, mas oferece boas soluções nesse espectro. A central multimídia VW Play, lançada junto com o carro em 2020, foi atualizada e ganhou a conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
No momento do seu lançamento, o Volkswagen Nivus já se colocou como uma referência em segurança entre os SUVs compactos, trazendo itens antes vistos somente em modelos de porte médio — algo que segue até hoje.
Para a empresa, o público-alvo do Nivus é mais jovem, em uma faixa que vai de 28 a 35 anos. Já para o T-Cross, a empresa mira pais e mães de família, que precisam de mais espaço e conforto. Não faz muito sentido, tendo em vista que, mesmo com entre eixos maior, o T-Cross não é tão mais confortável do que o Nivus, isso sem falar no porta-malas, que é substancialmente maior no novo SUV.
O Volkswagen Nivus tem com base outro bom carro da montadora, o VW Polo. Entretanto, há diferenças de comportamento entre eles, sobretudo por conta do formato coupé do SUV. Mesmo sem ser dos mais altos do segmento, ele é, sim, um pouco mais valente para enfrentar as ruas esburacadas, mas também há um balanço traseiro interessante justamente por ser mais comprido.
Logo de cara, o crossover trouxe recursos como o alerta de colisão frontal e a frenagem automática de emergência, elevando o patamar da categoria. Além disso, ele está equipado com o Piloto Automático Adaptativo, aquele em que o carro se adapta ao da frente mantendo uma boa distância e velocidade.
De todo modo, vale a pena ficar de olho em como o consumidor vai se comportar tendo uma opção mais equipada sob o aspecto tecnológico, quando falamos do Nivus, contra as versões de entrada do T-Cross, bem mais “peladas”.
O conjunto óptico mais agressivo deixou o Nivus jovem, sobretudo pelo fato de ser Full LED, o que ajuda muito. Já a traseira, com caimento na medida certa, além de favorecer uma dinâmica diferente ao carro, trouxe um certo requinte e sensação de exclusividade na rua. Todo mundo pára para ver o Nivus.
Os projetores de LED proporcionam melhor iluminação a frente e contam com a luz de condução diurna que auxilia a visualização durante o dia além de ser um toque visual marcante.
Assim como ocorre em smartphones, o VW Play conta, a partir do dia 18 de setembro, com a primeira geração de atualizações de seu sistema operacional, que entrega uma experiência ainda mais inovadora no Modo Valet, proporcionando melhorias de performance no sistema e correções de possíveis falhas.
Completam os itens de segurança o sistema ISOFIX para cadeirinhas infantis, frenagem automática de emergência em manobras, vetorização de torque, indicador de fadiga, assistente de saída em rampa, alarme e freios ABS.
Na parte da frente, por exemplo, o conjunto óptico é inteiro em LED, com parte da grade frontal cromada e bem alinhada com a nova identidade visual da marca, que modificou seu logotipo justamente para o lançamento do Nivus. Por não ser tão alto com relação ao T-Cross e outros rivais, este SUV traz um ar mais esportivo e moderno, o que, claro, pode atrair muita gente.
Diante de todas as suas características, a que mais faz com que o Nivus seja um produto efetivamente atraente e mercadologicamente plausível é o seu robusto pacote tecnológico. A Volkswagen escolheu esse carro, que vai ser vendido globalmente, para lançar sua nova central multimídia, a VW Play, que foi desenvolvida aqui no Brasil, na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP.
Algo que incomodou, e muito, no Nivus foi seu acabamento e o conforto. Muito embora estejamos acostumados com carros eu usam e abusam do plástico duro em suas cabines, a Volkswagen, aproveitando seu reposicionamento e apelo para um público mais jovem, poderia ter tomado mais cuidado com a aparência interna do seu novo produto – principalmente se levarmos em conta seu preço.
Agora em 2022, o Nivus já tem concorrentes bem próximos, como o ótimo Fiat Pulse e o competente Caoa Chery Tiggo 3X Pro, derivado do também subcompacto Tiggo 2, já aposentado pela marca sino-brasileira. Mas, mesmo diante de uma boa concorrência, o produto da Volkswagen tem seus trunfos para conquistar cada vez mais clientes.
Embora tenha um ótimo porta-malas de 415 litros, o entre eixos de 2,56 m, o mesmo do Polo, não lhe proporciona um bom espaço interno. Com mais de 1,80 m, este repórter sofreu para se acomodar na fileira traseira de bancos, dando a sensação de estarmos em um carro menor. Seus concorrentes não são muito melhores, mas a impressão é de que são mais espaçosos.
O Canaltech testou a versão de entrada do modelo, o Nivus Comfortline, que estava equipado com o pacote VW Play & Tech, que engloba a nova central multimídia Volkswagem Play, mais todos os sistemas de segurança presentes na versão Highline, como o controle de cruzeiro adaptativo, o sistema de frenagem automática de emergência e o front assist.