Barrilete. É a tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto, ou seja, feito por intermédio de um reservatório.. Já quando o abastecimento é direto, o barrilete pode ser considerado como a tubulação diretamente ligada ao ramal predial.
Ramal predial – É a tubulação compreendida entre a rede pública de distribuição e o hidrômetro ou peça limitadora de vazão. ... Ramal de alimentação – É a tubulação compreendida entre o hidrômetro e a entrada de água no reservatório de acumulação.
Aplicando a vazão calculada (Qb) de 2,03 l/s e a perda de carga unitária (J) de 0,08 no ábaco de Fair-Whipple-Hsiao, temos o pré-dimensionamento do barrilete. No entanto, também podemos adotar um DN = 50 mm para diminuir a velocidade e perda de carga....
Há duas formas de captação: superficial e subterrânea. A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento. Já a captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos.