Em chocadeiras mais simples, uma solução utilizada é a inserção de um reservatório com água na parte inferior da chocadeira. Normalmente se utiliza uma bandeja ou algo semelhante. Quando a temperatura se eleva, a água deste reservatório é aquecida, liberando partículas no ar e aumentando os níveis de umidade.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30% é considerada uma situação de alerta e prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.
Confira algumas dicas para amenizar a umidade em casa
Os principais sintomas sentidos quando a umidade do ar cai são:
Em nosso organismo, o tempo seco contribui para o ressecamento das mucosas das vias aéreas, o que acaba facilitando o surgimento de alergias, bronquite, asma, gripes e resfriados. A baixa umidade também causa desidratação, o que pode levar à irritação nos olhos e garganta, além de ressecamento da pele e dermatites.
Com o tempo seco cresce a prevalência de doenças como rinite e conjuntivite alérgicas, pois os agentes causadores das alergias – como poeira, poluição e pelos de animais – ficam mais tempo suspensos no ar. Quem não se hidrata corretamente também corre risco de contrair viroses e infecções bacterianas.
5 formas simples para umidificar o ar em casa
O mais indicado é ligar umidificador três ou quatro horas antes de ir para a cama. Assim, o ambiente terá uma atmosfera de umidade confortável. Caso você durma com o umidificador ligado durante a noite, mantenha-o na menor intensidade e deixe uma porta do cômodo aberta. Isso garante que o excesso de umidade escape.
Segundo a OMS, a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80% – por isso quando o nível fica entre 20% e 30% as regiões entram em estado de atenção.
Umidificar. Cada vez que o clima fica muito seco, nossa saúde é prejudicada. Além dos problemas respiratórios, a baixa umidade do ar pode causar dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele, entre outros. É preciso umidificar para alcançar os níveis ideais de umidade no ambiente.
Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera.
A umidade do ar corresponde à quantidade de vapor de água existente na atmosfera. Quando um meio de comunicação divulga a temperatura, normalmente, também é informada a umidade relativa do ar.
A umidade relativa pode variar de 0% (ausência de vapor de água no ar) a 100% (quantidade máxima de vapor de água que o ar pode dissolver, indicando que o ar está saturado). Em regiões onde a umidade relativa do ar se mantém muito baixa por longos períodos, as chuvas são escassas.
Você já deve ter percebido a relação entre arco-íris e chuva, eles normalmente aparecem minutos antes ou depois de ter chovido. O arco-íris se forma quando as luzes do sol refletem em gotículas de água no céu e por isso são um bom indicador de alta umidade e de que a chuva está por perto.