Como Contratar Um Correspondente Bancrio?

Como contratar um correspondente bancrio

“Depende de prévia autorização do Banco Central do Brasil a celebração de contrato de correspondente com entidade não integrante do SFN cuja denominação ou nome fantasia empregue termos característicos das denominações das instituições do SFN, ou de expressões similares em vernáculo ou em idioma estrangeiro.”

George Soros

O desenvolvimento da prática profissional de correspondência bancária permitiu aos bancos multiplicar de forma inédita a extensão e a capilaridade de suas redes de atendimento.

No caso do empréstimo consignado há ainda uma terceira figura: a entidade averbadora. Como esse tipo de empréstimo é descontado direto da folha de pagamento, essa rubrica precisa ser autorizada.

Simule um empréstimo consignado grátis

Simule um empréstimo consignado grátis

O correspondente bancário representa uma empresa contratada por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central (Bacen), designadas para atuar na prestação de serviços de atendimento aos seus clientes e usuários.

Em resumo: o valor é repassado automaticamente do órgão ou empresa pagadora direto para o banco. Essa importância é então descontada do salário ou do benefício dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Artigos recentes

Oferecemos também a antecipação do Saque-Aniversário do FGTS para quem tem saldo em contas ativas ou inativas.

O valor da remuneração é de acordo com cada documento, ou seja, para cada serviço um valor diferente. Vale a pena o serviço, só que requer muito trabalho e o risco talvez não compense.

Elon Musk

 Elon Musk

O correspondente bancário transacional realiza atividades na prestação de serviço para recebimento de contas como água, luz e telefone, pagamento de benefícios sociais. Também pode fazer a facilitação da aplicação e resgate do fundo de garantia.

Porém, para realizar a atividade de correspondente bancário, há um requisito básico. Este é que o correspondente precisa informar publicamente sua condição de prestador de serviços para a instituição que o contratar.

Em síntese, o correspondente bancário é uma pessoa jurídica, ou seja, tem que ter CNPJ, que oferta serviços de instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central. Há também algumas fintechs atuantes como correspondentes bancários que fornecem crédito.

Investimentos

O objetivo do Banco Central com a nova regulamentação é assegurar maior comprometimento da instituições bancárias com a atuação dos correspondentes bancários e, por consequência, prover melhorias no mercado.

Ficou interessado na carreira? Para se tornar um profissional habilitado, você deve ter uma certificação na área emitido por uma instituição credenciada conforme regramento do Bacen.

A norma, que entra em vigor em fevereiro de 2022, tem como principais objetivos o aperfeiçoamento da gestão e da atuação dos correspondentes pelas instituições contratantes e a inclusão explícita da possibilidade de atuação desses agentes de forma digital

Empréstimo consignado

Aldemison, a malehor forma de ser correspondente e se destacar da concorrência logo no início é fazer a certificação. Veja esses link para entender melhor, eles são muito bons e estão me ajudando a ganhar dinheiro 🙂

A averbação do empréstimo consignado é a etapa em que o valor da(s) parcela(s) ou a margem para o cartão de crédito são reservadas a favor da instituição financeira.

Quais são as vantagens em utilizar um correspondente bancário?

O Banco Central do Brasil (Bacen) regula a operação dos correspondentes por meio da Resolução n.º 3954/2011 e complementares do Conselho Monetário Nacional (CMN).

A principal função de um correspondente bancário é facilitar o acesso aos serviços bancários para aqueles que não têm acesso a uma agência tradicional. Além disso, os correspondentes bancários também oferecem uma variedade de outros serviços.

Qual atividade não pode ser feita por correspondente?

E, ainda, é necessário estar atento sobre quais atividades os correspondentes bancários não estão autorizados a executar. Liberar empréstimo sem vínculo e autorização de um banco; Impor tarifas e cobranças extras pelos serviços prestados; Cobrar pagamento adiantado.