Cogumelo maduro Prepare o chá bem fervido, preencha um recipiente com tampa (como uma garrafa bem fechada) com o minimo de ar possível e congele. A água fervida perde maior parte do oxigenio livre. A vitamina C é opcional.
Congelar – in natura Coloque em saquinhos, tentando tirar o máximo de ar possível. Lacre e congele para usar ao longo do ano.
Deixe secar sobre um jornal.
Uma vez separadas todas as impurezas, seque as folhas o mais rapidamente possível num lugar arejado e sombrio. O tempo úmido prejudica o bom aspecto das folhas. A melhor maneira de conservar as folhas, uma vez secas, é guardá-las em recipientes hermeticamente fechados.
Segure a sálvia, na mão ou no coador (que é mais prático), sob água corrente por alguns segundos. Em seguida, agite-as suavemente e coloque-as sobre uma toalha limpa e seca. Seque a sálvia usando uma toalha limpa.
Leve ao congelador! DICA: 1-)As ervas frescas têm o sabor mais delicado do que as secas. ... 3-)Os raminhos de ervas como tomilho, sálvia, louro e alecrim devem ser congelados em sacos plásticos bem fechados.
Fresca: pique as folhas e coloque-as num vidro fechado, com azeite. Seca: em recipiente fechado protegido da luminosidade e umidade. Cuidados na Compra: Sempre que possível escolha alfavaca fresca sobre a forma seca da erva, pois é muito superior em sabor.
Depois de lavadas e escorridas, espalhe as ervas em sacos de plástico (rotulados) e coloque-os no congelador tão planos quanto possível. Depois de congelados partem-se facilmente e só precisa de fechar os sacos.
Já as outras ervas como salsinha, alecrim e cebolinha é melhor armazenar em sacos plásticos com uma folga para que as folhas não amassem, deixando longe da parede da geladeira para não queimar com o ar frio. Tanto no vidro como no plástico eles se mantém na sua aparência fresca por até 1 semana na geladeira.
Orégano verde e alecrim: lave, seque, separe apenas as folhas para congelar, embalando em sacos pequenos. Não é preciso descongelar antes de usar, vai direto do freezer para a panela. Ficam mais bonitas.
Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira. Dura uma semana. Aromaterapia: o óleo essencial de alecrim é utilizado para dores musculares, reumatismo, artrite.
Guarde o alecrim seco. Quando estiver completamente seco, coloque-o em uma folha de papel manteiga e separe os hastes das folhas. Guarde-as em um recipiente hermético, no armário da cozinha.
Pendure os raminhos de alecrim fresco para secar por dez dias. Amarre galhos do mesmo tamanho juntos e pendure-os para secar em um local escuro, seco e bem ventilado. Depois de dez dias, quando estiverem totalmente secos, retire as folhas dos galhos e guarde-as.
Para preparar um chá de alecrim seco você precisa de 50 gramas de alecrim seco e de 2 litros de água. Adicione o alecrim em uma canela com água fervendo pelo menos 5 minutos. Pode reservar num recipiente e colocar na geladeira para outros dias.