O Risco Relativo (RR) é a probabilidade que um indivıduo do grupo exposto desenvolver a doença relativa `a probabilidade de um indivıduo do grupo n˜ao-exposto desenvolver a mesma doença. para 1. Desta forma, se p = 1/2, a chance é 1 para 1; p = 2/3, a chance é 2 para 1.
Calcule o risco relativo usando a tabela 2x2.
O denominador é a chance no grupo controle ou placebo = Odds Ratio (OR). Então, se o desfecho for o mesmo em ambos os grupos, a razão será 1, o que implica que não existe diferença entre os dois grupos de estudo.
O Risco relativo se baseia na observação de que nem todos têm a mesma probabilidade (risco) de padecer um dano, mas que para alguns este risco (probabilidade) é maior do que para outros.
RISCO RELATIVO Termo utilizado para definir a forma de contratação de cobertura indicada quando houver a probabilidade de qualquer bem do Segurado, num determinado local, ser atingido por um evento sem que o dano seja total.
Resultados: O risco relativo (RR) é uma medida da força da associação entre um fator de risco e o desfecho em um estudo epidemiológico. É definido como sendo a razão entre a incidência entre indivíduos expostos pela incidência entre os não-expostos. ... O odds ratio é uma estimativa do risco relativo.
Odds Ratio pode ser traduzido como razão de chances. Desta forma, para entender esta medida, temos que entender o significado da palavra chance (odds). ... A chance é 1.
Alguns estudos utilizam os termos “Odds Ratio não-ajustado” e “Odds Ratio ajustado” para denominar a estimativas produzidas pelos modelos uni e multivariado. Quando a resposta é quantitativa contínua, muitos estudos utilizam regressão linear simples e múlti- pla, assumindo distribuição normal.
Uma razão de chances maior do que 1 indica que a condição ou evento tem maior probabilidade de ocorrer no primeiro grupo. Finalmente, uma razão de chances menor do que 1 indica que a probabilidade é menor no primeiro grupo do que no segundo. A razão de chances precisa ser igual ou maior que zero.
Um intervalo de confiança para uma média nos dá um intervalo de valores plausíveis para a média populacional. Se um intervalo de confiança não incluir um valor em particular, podemos dizer que não é provável que esse valor seja a verdadeira média populacional.
Este deve ser maior que 1 para afirmarmos que em dado intervalo de confiança há associação. Na Figura 8 temos um exemplo de cálculo do limite inferior do intervalo de confiança do "odds ratio" de acordo com a fórmula de Miettinen: antilog , com 5% de significância, ou seja, Z a = 1,96.
A taxa de prevalência (P) é estimada pela fórmula:
A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco. A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas. Recém diagnosticada.
Incidência é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população em risco de ter a doença. Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1).
No Excel, o cálculo da taxa na célula com a fórmula deve ser algo assim: = B2 / C2 * 1.
O Objeto Medidas de freqüência de doença esclarece que o principal objetivo da epidemiologia é medir a frequência com que ocorrem os problemas de saúde em populações humanas e que para isso é utilizado as medidas de incidência e prevalência.
A mensuração da freqüência de estados ou eventos relacionados à saúde em específicas populações é um dos objetos de estudo da Epidemiologia. Para descrevermos o comportamento de uma doença numa comunidade, ou a probabilidade (ou risco) de sua ocorrência, utilizamos as medidas de freqüência de doenças.
O que são as medidas de frequência de doenças? Você viu que descrever as condições de saúde da população, medindo a frequência com que ocorrem os problemas de saúde em populações humanas, é um dos objetivos da epidemiologia. Para fazer essas mensurações, utilizamos as medidas de incidência e prevalência.
O cálculo da incidência é a forma mais comum de medir e comparar a frequência das doenças em populações. Na definição de incidência o importante é incluir somente casos novos no numerador, medindo, portanto, um evento que se caracteriza pela transição do estado de ausência da doença para o de doença.
Letalidade: é uma medida da gravidade da doença, calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma doença.
Com base nesta perspectiva, podemos considerar a definição de epidemiologia da atividade física como a parte da epidemiologia que se preocupa com a associação entre os comportamentos da atividade física e a doença, com a distribuição e determinantes dos comportamentos da atividade física em populações específicas e ...