Clique com o mouse na célula da coluna "C" abaixo da última linha de dados e digite a seguinte fórmula: =SOMA(C3:C8) Com essa fórmula, os dados iniciam na linha "3" e terminam na linha "8". O resultado será a área debaixo da curva.
Em outras palavras, a área do pentágono é calculada multiplicando o perímetro do polígono pelo seu apótema. Vale pontuar que o apótema é um segmento de reta que vai do centro do polígono regular até o centro de um dos lados do pentágono.
Comece usando o comprimento do lado e o apótema. Esse método funciona com pentágonos regulares, com cinco lados iguais. Além do comprimento do lado, você precisará da medida do “apótema” do pentágono. Essa é a linha que vai do centro do pentágono até seu lado, em um ângulo de 90°, formando com ele um triângulo reto.
Para calcular o apótema vamos considerar um polígono regular de 6 lados, um hexágono, cujo lado mede 3 cm. Primeiro precisamos saber qual será o ângulo no ponto de onde sai o apótema. Para isso, pasta dividir 360° pela quantidade de lados do polígono, no nosso caso, 6 lados. Assim, teremos 60°.
Perímetro: valor encontrado quando se soma os quatro lados da figura. É expresso pela fórmula: 2(b + h). Assim, ele corresponde a soma de duas vezes a base e a altura (2b + 2h).