Instruções
O tempo de irrigação (TI) é calculado dividindo-se o valor de ETc acumulada (ETca) pela intensidade de aplicação dos emissores. Deve-se acrescentar de 10% a 20% ao valor de ETca, para compensar a desuniformidade do sistema de irrigação. Quanto maior a desuniformidade, maior deve ser o acréscimo.
No método de irrigação por aspersão convencional a água é aplicada ao solo sob forma de chuva, de maneira intensa e uniforme, objetivando a infiltração de toda a água sem que ocorra escoamento superficial.
Os aspersores são um dos principais componentes, eles operam sob pressão e lançam um jato de água no ar, que cai sobre a área irrigada em forma de chuva artificial pulverizando a cultura de maneira uniforme. ... Confira aqui os aspersores disponíveis na Jacobucci para irrigação agrícola e irrigação residencial.
Irrigação por aspersão Esse tipo simula uma chuva artificial onde um aspersor expele água para o ar, que por resistência aerodinâmica se transformam em pequenas gotículas de água que caem sobre o solo e plantas. Seus principais sistemas são a convencional, o pivô-central e o auto-propelido.
Método de irrigação é a forma pela qual a água pode ser aplicada às culturas. Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.
Aspersão
Métodos de irrigação para a cultura do milho
Em pleno desenvolvimento, o consumo médio de água é em torno de 5 a 6mm/dia, o que corresponde a um quantitativo de 50 a 60 mil litros de água por hectare/dia.
O consumo de água difere pelo período de desenvolvimento da planta do milho: - Sub- período de semeadura e emergência : Depende do tipo de solo, do sistema de cultivo e da época de semeadura, mas varia de 1,5 a 3 mm/m² /dia, o que é uma quantidade relativamente baixa.
Na cultura do milho (Zea mays L.) a demanda hídrica fica em torno de 500 a 800 mm de água. ... depende da demanda hídrica entre 450 a 850 mm.
Em síntese, o milho tem raízes relativamente superficiais e pode ser muito sensível à falta de água durante seu crescimento. Inicialmente é indicado regar a plantação, pelo menos, 3 vezes por semana. Mais tarde, quando atingir 40 cm de comprimento e as primeiras espigas começarem a nascer, pode-se regar semanalmente.
Em projetos de irrigação de pastagem a vazão necessária pode variar de 1.
Como fazer irrigação de pasto: confira 4 dicas!