Como Aumentar A Rigidez De Uma Viga?

Como aumentar a rigidez de uma viga

Uma forma de melhorar o comportamento da estrutura e resolver os problemas com instabilidade é enrijecer a ligação entre vigas e pilares. Isto pode ser feito através da consideração de nós semirrígidos ou engastes nas ligações entre estes elementos.

Resposta

Vale lembrar que lá já vamos usar os conceitos de rigidez na pratica, por isso é bom entender bem cada fórmula, cada caso e também os sinais que estamos arbitrando, ou seja, positivo no sentido anti-horário.

Para a barra \n B\n\n\n\n\n \n\n nós vamos ter que a rigidez é nula. Isso acontece porque o nó \n B\n\n\n\n\n \n\n não resiste à rotação. Então:

Como aumentar a altura de uma viga?

Como aumentar a altura de uma viga?

Uma possível opção para utilizar um concreto com maior módulo de elasticidade seria adotar um maior fck (resistência característica do concreto). Essa opção deve ser avaliada com cuidado pois pode elevar consideravelmente o custo final da estrutura.

Quando a gente olha o nosso problema e a nossa tabela a gente percebe que só existe uma possibilidade de rigidez para o nó \n A\n\n\n\n\n \n\n (não é mesmo? A barra está engastada e apoiada) então vamos ter:

No método das forças aprendemos que: Poderíamos usar uma carga unitária no ponto que queremos saber o deslocamento, no sentido e na direção do deslocamento que gostaríamos de conhecer, e essa carga unitária nos permitia determinar as deformações que chamávamos de deformações virtuais.

O que é rigidez de um pilar?

O núcleo resiste tanto as cargas verticais como laterais, portanto, não precisa de pilares adicionais ou paredes de cortante no perímetro. As lajes ficam em balanço a partir do núcleo, ou pode-se construir por módulos que se repetem na altura onde existam pilares no perímetro que sejam contínuos somente no módulo, e que se apoiem na laje inferior de cada módulo, que deve ter uma rigidez muito alta. O sistema permite a construção de edifícios superiores a 40 pavimentos.

Para reforçar estruturas metálicas existentes podem ser usadas diversas técnicas (atenção às propriedades do material original). São exemplos a soldadura de chapas de banzo ou de cantoneiras. Um exemplo a assinalar é a mobilização da acção mista aço-betão, introduzindo conectores.

Qual o posicionamento dos pilares em relação às vigas?

Qual o posicionamento dos pilares em relação às vigas?

O sistema, também conhecido como “tubo vierendeel” (fig. 12a.), se caracteriza por ter as colunas do perímetro estreitamente espaçadas, geralmente de 1,5 a 4,5m, conectadas por vigas de grande altura em em cada pavimento. Se houver necessidade de aumentar o espaçamento da coluna, a fim de assegurar o comportamento do sistema de pórtico -tubo, é necessário aumentar as dimensões das colunas de perímetro e as vigas. Exemplo de utilização do sistema foi nas Torres Gêmeas do World Trade Center com 110 andares e 415 / 417m de altura (Nova York, 1972).

Perceba que ele não pode se deslocar na vertical, nem na horizontal, mas pode rotacionar, logo, não temos deslocabilidades externas, porém tome cuidado, perceba que nesse ponto temos uma extremidade de viga, ou seja, não temos momento, e ela funciona como rotula, dessa maneira, como funciona como rotula, não precisamos contabilizar.

Pessoal, essa questão aqui já nos fornece a rigidez do nó B e pede a rigidez do nó A . Como esses dois nós estão interligados por meio de uma barra, então a gente pode aplicar o conceito de transmissibilidade.

Qual a rigidez de uma peça estrutural?

Os apoios B e C possuem deslocabilidades internas também, porque ambos podem rotacionar, porém, não possuíram deslocabilidade externas. Assim contabilizamos 2 deslocabilidades.

O apoio B possue deslocabilidade internas, porque pode rotacionar, porém, não possui deslocabilidade externas, e dessa maneira concluímos que a nossa viga só possui deslocabilidade do tipo interna.

Uso de softwares para modelagem e verificação dos movimentos laterais e conforto

Agora já fizemos o mais difícil, quando chegarmos na aula do passo a passo de método das deslocabilidades vamos ver que não há necessidade de ficarmos dividindo toda a nossa estrutura, mas estamos fazendo isso aqui para deixar bem claro o porque de usarmos certas fórmulas ao invés de outras, então pode estar dando um trabalhinho agora, mas depois vai ficar mais tranquilo:

Estes sistemas dissipam a energia de deformação causada pelas forças laterais, restando seu comportamento visco elástico. O amortecimento têm sucesso desacelerando as vibrações induzidas pelo vento.

E decidimos deslocar o apoio B dela em um valor \n ρ\n\n\n\n\n \n\n, da seguinte maneira.

Como atribuir uma matriz de rigidez?

Estes sistemas são mais eficientes que os vistos anteriormente, no entanto, em condições extremas pode ter sua ativação impossibilitada devido a necessidade de fonte externa de energia. Por essa razão, os sistemas passivos são preferíveis aos ativos.

Outra coisa que a gente deve lembrar é que tanto o apoio de primeiro quanto segundo gênero estão suscetíveis à rotação, dessa forma pode-se falar que o lado apoiado está rotulado.

Como é determinado o módulo de elasticidade do concreto?

O módulo de elasticidade deve ser obtido segundo ensaio descrito na ABNT NBR 8522, sendo considerado nesta Norma o módulo de deformação tangente inicial cordal a 30% fc,ou outra tensão especificada em projeto. Quando for o caso, é esse o módulo de elasticidade a ser especificado em projeto e controlado na obra.

O que é FYK do concreto?

fyk é a resistência característica do aço ao escoamento na tração. fyd é a resistência de cálculo do aço ao escoamento na tração.

Qual a definição para barras e fios?

Barras - são produtos obtidos por laminação a quente, com diâmetro nominal de 5 mm ou superior. ... Fios - são produtos de diâmetro nominal inferior a 10 mm, obtido por trefilação ou laminação a frio.

Como é feito o ensaio de compressão do concreto?

O ensaio de compressão é feito em corpo-de-prova cilíndrico que deve ser posicionado de modo que, quando estiver centrado, seu eixo coincida com o da máquina de ensaio, de modo que a resultante das forças passe pelo centro. Além da carga de ruptura interessa saber o tipo de ruptura.

Como calcular o FCK?

fcj - resistência à compressão aos j dias; fck – resistência característica do concreto à compressão; fcd - resistência característica de cálculo. Lembrando que fcd = fck / 1,4 (coeficiente de minoração de 40% - NBR 6118).

Qual a resistência à compressão do concreto?

A resistência à compressão do concreto é conhecida como Fck — uma sigla que em inglês significa Feature Compression Know (em português significa resistência característica do concreto à compressão). Ela é medida em megapascal (MPa), e cada 1 mpa corresponde a uma resistência aproximada de 10 kgf/cm².

Qual dos itens abaixo não influencia na resistência à compressão do concreto?

Segundo esta informação, qual dos itens abaixo não influencia na resistência à compressão do concreto: Resposta Selecionada: a. ... A durabilidade do concreto e.

O que fazer quando o concreto não atinge a resistência?

Em casos menos críticos na resistência do concreto, terá de ser postergada a desforma e remoção de escoramentos. Mas em casos mais graves, poderá ser necessário refazer a concretagem ou até mesmo reforçá-la posteriormente. Tudo depende da extensão e grau do problema.

Quais variáveis influenciam na dosagem do concreto?

O método considera a relação a/c como o parâmetro mais importante para o concreto estrutural. Definidos os materiais e essa relação a/c, a resistência e durabilidade do concreto passam a ser únicas, sempre que seja mantida a mesma trabalhabilidade da mistura.

Como fazer concreto para coluna?

A partir daí é fácil fazer as contas: em um traço de concreto 1: 2 : 3, se você usar um saco de 50kg de cimento, ele tem aproximadamente 40 litros, então você precisará de 80 litros de areia e 120 litros de brita, ou seja, o dobro de água e o triplo de brita da quantidade de cimento usada.