As plantas gimnospermas possuem raiz, caule, folhas e sementes. Não existem flores e frutos. Apresentam, ainda, vasos condutores, xilema e floema. O desenvolvimento das sementes e do grão de pólen foi uma grande conquista evolutiva das gimnospermas.
Estruturas reprodutivas As gimnospermas possuem folhas modificadas com função reprodutiva, as esporófilas, nas quais se encontram os esporângios e se formam as sementes após a fecundação. Geralmente, essas folhas são encontradas unidas formando uma estrutura denominada estróbilo ou cone.
Reprodução. As gimnospermas podem apresentar reprodução assexuada ou sexuada. ... A reprodução sexuada envolve a fecundação a partir da dispersão dos micrósporos pelo vento e encontro com as estruturas reprodutivas femininas e é melhor detalhada através do ciclo de vida das gimnospermas.
As gimnospermas são um grupo de plantas que inclui os pinheiros e as araucárias. Nesse grupo, a principal novidade evolutiva é a semente, uma estrutura responsável por dispersar as espécies, proteger o embrião contra a desidratação e fornecer nutrientes para o desenvolvimento inicial da planta.
As gimnospermas compreendem um grupo de plantas que se caracteriza pela presença de vasos condutores de seiva (xilema e floema) e sementes. ... Uma das características mais marcantes desse grupo de plantas é ausência de uma proteção da semente, ou seja, elas não possuem um fruto envolvendo essa estrutura.
Além disso, as gimnospermas apresentam um sistema de vasos condutores de seiva mais eficiente, o que contribuiu para o crescimento vegetal, fazendo das gimnospermas, geralmente, plantas de grande porte, com espécimes atingindo vários metros de altura.
Fixação ao solo e absorção de água e nutrientes minerais. Maior captação da luz solar. Elevação das folhas para melhor absorção de luz e conexão entre raízes e folhas. Condução de água, sais e outras substâncias através da planta.
Resposta. O grupo de fanerógamas mais diversificado são as angiospermas. Duas das características que possibilitaram o predomínio desse grupo são o desenvolvimento de flor e de fruto.
Uma das características mais marcantes das gimnospermas é a presença das sementes. Essa estrutura, presente também nas angiospermas, é responsável por proteger o embrião e garantir sua nutrição.
Esse grupo de vegetais foi o primeiro a conquistar, de forma definitiva, o ambiente terrestre pois a fecundação não depende mais da água para acontecer e, ainda, o embrião fica protegido contra a desidratação em uma "capa" que também contém nutrientes para o seu desenvolvimento -- tudo isso é a semente.
As estruturas reprodutivas das gimnospermas são os chamados estróbilos, que são folhas férteis onde estão presentes os microsporângios ou os megasporângios. Os estróbilos podem ser femininos ou masculinos e podem ocorrer em uma mesma planta ou em indivíduos diferentes.
As angiospermas dominaram o ambiente terrestre por possuírem flores, uma novidade evolutiva que possibilitava que os ovulos e sementes ficassem com um contato maior com o meio externo permitindo rapida reprodução das mesmas.
Os angiospermas constituem a principal fonte de alimento para os seres vivos, ajudam na fotossíntese e são usadas em diversos setores: fabricação de álcool e fabricação do açúcar, bebidas e indústria têxtil.
Resposta: Elas são o maior sucesso pois são polinizadas por animais, que facilitam o transporte do pólen e porque suas sementes são protegidas pelos frutos.
Resposta. São as angiospermas. As flores são características propriamente deste tipo . ... O fruto é o revestimento final reprodutivos das angiospermas onde os novos embriões estão armazenados no caso as sementes.
angiospermas
Os frutos derivam do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto.
O óvulo da plantinha dá origem à semente e o ovário se torna o fruto. O fruto, na verdade, tem a função de proteger as sementes e de preparar o solo, onde ela vai cair para facilitar a germinação. ... Dentro da semente fica o embrião, que vai germinar e virar uma nova planta.
Os frutos que se desenvolvem a partir do ovário da flor são chamados frutos verdadeiros e neles distinguimos as seguintes partes: pericarpo e semente. O pericarpo corresponde à parte externa do fruto e nele podemos observar três camadas: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Este último se for duro, recebe o nome de caroço.
O fruto é a estrutura carnosa das plantas angiospermas que se desenvolve a partir do ovário, após a fecundação. Ele corresponde ao ovário desenvolvido da flor e com sementes maduras.
Flor é a estrutura reprodutora característica das plantas angiospérmicas. Sua função é produzir sementes através da reprodução sexuada. ... Ela dá origem, após a fertilização e por transformação de algumas das suas partes, a um fruto que contém as sementes.
O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal. Dessa forma, é importante diferenciar o termo fruto de fruta.
Biologia. A flor é uma estrutura exclusiva das angiospermas. Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores.
A função primordial das flores é a produção de sementes para a formação de novas plantas, garantindo a sobrevivência das espécies. Assim, a flor é responsável pela reprodução das plantas.
As flores são formadas por um conjunto de folhas modificadas que possuem função de reprodução ou proteção. São estruturas características das angiospermas, assim como os frutos. ... A corola é o conjunto de pétalas de uma flor, ao passo que o cálice é o conjunto de sépalas (Figura 1).