Eletrodinâmica: é uma área da física que estuda o comportamento das cargas elétricas em movimento. Refere-se principalmente aos conceitos associados à corrente elétrica e aos circuitos elétricos com os seus componentes, como resistores, geradores e capacitores. Um exemplo comum de eletrodinâmica são os raios.
Forças que agem em um sistema a fim de modifica-lo são ditas forças dissipativas e as forças que não alteram a energia do sistema são chamadas de conservativas.
Como a força F realiza trabalho contra a força peso, o corpo armazena energia, chamada de energia potencial gravitacional. Uma das características das forças conservativas é que o trabalho realizado por elas não depende da trajetória seguida pelo corpo. ... Então, a força peso é uma força conservativa.
Forças conservativas são aquelas que realizam um trabalho independentemente do caminho escolhido entre dois pontos distintos. O trabalho (τ) é a grandeza que determina o quanto de energia foi transferida ou retirada de um corpo. Sua definição é feita pelo produto da força aplicada sobre o corpo e o deslocamento.
Uma força é dita conservativa quando seu trabalho independe da trajetória. A força gravitacional e a força elástica são exemplos de forças conservativas. Uma força que não é conservativa é chamada de dissipativa. Exemplos de forças dissipativas são a força de atrito cinético e a força de arrasto.
Uma força conservativa é aquela cujo trabalho total realizado depende apenas dos pontos inicial e final e não do caminho percorrido. ... Os exemplos mais significativos de forças conservativas são a força gravitacional (peso) e a força elástica, sendo também designadas por forças não dissipativas.
Uma força não conservativa é aquela cujo trabalho realizado depende não só da trajetória descrita pelo ponto de aplicação como, também, da velocidade do corpo que se move ou de outras grandezas.
A força centrípeta é a força que não realiza trabalho (Figura 1). Para que se realize trabalho, precisamos que a força seja paralela ao deslocamento. Observe que a força pode ser descrita por um campo de forças, portanto a única variável independente é a variável da distância.
T = F . Quando o deslocamento acontece no mesmo sentido da componente da força que atua no deslocamento, o trabalho é motor.
Uma força aplicada em um corpo realiza um trabalho quando produz um deslocamento no corpo. ... Quando uma força tem direção oposta ao movimento o trabalho realizado é negativo: