Neurotransmissores excitatórios e inibitórios Os cientistas ainda não sabem exatamente quantos neurotransmissores existem, mas mais de 100 mensageiros químicos foram identificados.
O sistema serotoninérgico apresenta funções no controle de eventos biológicos fundamentais para o desenvolvimento adequado do sistema nervoso. A serotonina (5-HT) e o Transportador de Serotonina (SERT) são indispensáveis para este controle.
Atuação da Serotonina: Receptores da Serotonina. Após ser produzida, seja no SNC ou seja no trato gastrointestinal, a serotonina é liberada e atua em seus receptores, os receptores de 5 – HT. São vários, cerca de 7 famílias de receptores 5-HT1, 5-HT2, 5-HT3, 5-HT4, 5-HT5, 5-HT6 e 5-HT7.
A Serotonina beneficia o ser humano de diversas maneiras sendo suas principais funções: Regular apetite, sono, energia, humor, ritmo cardíaco, temperatura corporal, funções cognitivas. Auxiliar no funcionamento de diversos hormônios do corpo. Aumentar o relaxamento e a sensação de bem-estar.
A adrenalina ou epinefrina é um hormônio simpaticomimético e neurotransmissor responsável por preparar o organismo para a realização de grandes feitos, derivado da modificação de um aminoácido aromático (tirosina), secretado pelas glândulas suprarrenais, assim chamadas por estarem acima dos rins.
A melhor maneira para liberar todos os hormônios do quarteto da felicidade é praticar atividades físicas regularmente. Exercícios aeróbicos, como corrida, natação e ciclismo, são excelentes para aumentar a produção dessas substâncias pelo cérebro, principalmente a serotonina.
São produzidos pelo próprio corpo e liberados em situações específicas, como a meditação, prática esportiva, tomar banho de sol. Entre os hormônios que trazem esses sentimentos de felicidade, os mais importantes são: serotonina, endorfina, dopamina e a ocitocina.
Geralmente, níveis normais de serotonina no sangue se encontram de 101 a 283 nanogramas por mililitro (ng/mL). Quando esse valor está muito elevado, pode ser um sinal de Síndrome Carcinoide, que envolve um grupo de sintomas relacionados a tumores no intestino delgado, apêndice, cólon e brônquios.