Enquadramento aberto, fechado, close-up, detalhe, de passagem: esses nomes podem não ser tão populares, mas certamente você reconhecerá os efeitos que eles causam no público. Saiba mais!
Os planos. Nos ensinamentos ocultos e assim como defendido por psíquicos e outros autores esotéricos, existem sete planos de existência.
Primeiro Plano (PP) ou Close-Up – plano que enquadra a pessoa do tórax para cima, com ênfase no rosto.
O primeiro plano trata-se da imagem mais próxima do retrato, o segundo plano compreende aos elementos secundários da imagem que ficam um pouco mais distantes do primeiro plano, o terceiro plano é basicamente o fundo da imagem marcada pela distância e profundidade de seus elementos.
Em primeiro plano, centralizada, aparece a figura do lavrador com os detalhes dos pés e das mãos disformes expressos de maneira exagerada. Pode-se mesmo comparar o tamanho das mãos e dos pés com o tamanho da cabeça.
PRIMEIRO PLANO: Este enquadramento é utilizado para evidenciar expressões, semblantes, gestos, fisionomias e emoções. Consiste, pois, no isolamento do sujeito, pouco importando o ambiente em que se encontra. Popularmente chamado de “close”, tem a função principal de registrar emoções, já que fecha o quadro no sujeito.
Plano Médio (PM) – plano que enquadra a pessoa da cintura para cima.
Se os elementos naturais e culturais estiverem misturados na imagem, primeiro deve- se ler o que está mais próximo (embaixo) ou no primeiro plano; depois o plano do meio ou segundo plano; na sequência o terceiro plano ou o que está mais em cima na imagem e, por último, o todo.
O foco pode ser nos olhos (regra para fotografia de retratos) ou em outra parte do rosto em que mais chama a atenção. Mas se você gosta de clicar usando o controle manual, a dica é abrir o diafragma (use F2. 8 ou menor) para que o objeto principal seja privilegiado com foco.
9 Técnicas de Fotografia para Fotos Incríveis e Profissionais
(a) PLANO ABERTO (“LONG SHOT”) – a câmera está distante do objeto, de modo que ele ocupa uma parte pequena do cenário. É um plano de AMBIENTAÇÃO. (b) PLANO MÉDIO (“MEDIUM SHOT”) – a câmera está a uma distância média do objeto, de modo que ele ocupa uma parte considerável do ambiente, mas ainda tem espaço à sua volta.
Isso significa que os apps poderão fazer o download de dados para referência futura ou que você poderá receber notificações mesmo quando o app não estiver sendo usado. ... As configurações são diferentes em cada versão do Android.
Recurso impede que aplicativos continuem consumindo energia quando não estão abertos na tela. O Android O permite bloquear a atividade de aplicativos que não estão em uso para poupar a bateria do celular. ... O recurso é útil também para restringir o funcionamento de apps pesados, como o Facebook.
Muitos aplicativos e serviços do Android podem ser executados simultaneamente. Por exemplo, um usuário pode jogar em uma janela, navegar na Web em outra e usar um terceiro aplicativo para reproduzir música. Quanto mais aplicativos são executados ao mesmo tempo, maior será a carga para o sistema.
É comum que o Android sinalize, também ,os aplicativos que mais atualizam em segundo plano. Ou seja, mesmo com o celular em repouso e sem uso. Isso acontece para, por exemplo, você receber notificações, baixar updates e etc. Se ver um card com uma dica para restringir um app, toque em “Restringir” o seu uso.
Dá para desligar a opção Suspender aplicativos não usados ou criar uma lista de apps que não devem ser incomodados pela otimização da bateria. Basta incluir aqueles que você considera mais importantes e pronto.
No Android
Gerenciador de tarefas do Windows Pressionando a famosa combinação de teclas “Ctrl+Alt+Del” é possível ter acesso a este recurso do sistema operacional. Na aba “Aplicativos”, selecione o primeiro programa mostrado na lista.
Abra a tela de “Configurações” do Android e vá em “Sobre o telefone”;
O Gerenciador de Tarefas exibirá a listagem de todas as aplicações em execução. Procure pelo programa que você quer fechar na lista abaixo de “Processos em segundo plano”, clique nele e depois no botão “Finalizar tarefa”.
Quando um programa parar de responder, pressione o atalo Ctrl+Alt+Del e clique em "Gerenciador de Tarefas" (Task Manager).