Apesar de mais de quarenta países possuírem satélites em órbita, somente oito deles possuem capacidade de lançamento. São estes Rússia, Estados Unidos, China, França, Índia, Japão, Israel e Irão, por serem os únicos com tecnologia próprias para colocar satélites em órbita.
Os satélites artificiais são equipamentos construídos pelo homem que, após serem lançados no espaço, permanecem em órbita ao redor da Terra. Esses equipamentos tornaram-se fundamentais para uso de tecnologias na Terra, comunicação e estudos sobre o planeta.
Em astronomia, um exemplo de satélite natural é a Lua, pois ela gira em torno da Terra. Já satélites artificiais, como o próprio nome diz, são equipamentos ou engenhos construídos pelo homem e, dependendo da finalidade, deslocam-se em órbita da Terra ou de outro astro.
Dependendo da função, os satélites são colocados em órbitas de diferentes altitudes. Os de comunicação, por exemplo, ficam a uma altitude de cerca de 36 mil quilômetros. Já os satélites que fotografam a superfície da Terra ficam a uma altitude mais baixa, de até 2.
Os satélites artificiais tem utilidades como Comunicação, GPS, Espionagem militar, Fotos para estudos futuros.
Um satélite é um objeto no espaço que orbita ou circunda um objeto maior; entretanto, existem dois tipos de satélites: os naturais, que, como o nome sugere, provém da natureza (como a Terra orbitando o sol ou como a lua orbitando a Terra) ou os artificiais, que são criados pelo homem (como a Estação Espacial ...
Resposta. É a Exosfera última camada da atmosfera, inicia-se no fim da termosfera e se estende até o espaço exterior. É a camada onde estão localizados os satélites artificiais.
Veja alguns deles:
Alguma vez pensou em quantos satélites estão em órbita? De acordo com dados da Union of Concerned Scientists, em abril deste ano, existiam cerca de 6.
Atualmente, o sistema é formado por dois satélites, SCD -1 e SCD – 2, que foi lançado em 1998.
Resposta. Os Satélites Artificiais são equipamentos criados pelo homem com o intuito de explorar o Universo. São corpos lançados no espaço por meio de foguetes destituídos de tripulação que orbitam os planetas, outros satélites ou o Sol, sendo utilizados para o aprofundamento dos estudos acerca do sistema solar.
Projeção do satélite Amazônia 1 Atualmente, outros dois satélites brasileiros de sensoriamento remoto já estão em operação no espaço: o CBERS-4 e o CBERS-04A, lançados em 2014 e 2019, respectivamente.
O Brasil tem hoje nove satélites artificiais ativos, todos feitos ou operados em parceria com outros países. Ter tecnologia espacial própria significa maior autonomia, segurança e desenvolvimento econômico. Existem hoje cerca de 20.
Confira 15 dos satélites e das sondas mais históricos já lançados.
Os satélites da série SCD – Satélite de Coleta de Dados, SCD-1 (lançado em 1993), SCD-2A (1998) e SCD-2 (1997) e os satélites da série CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, CBERS-1 (lançado em 1999), CBERS-2 (2003), CBERS-2B (2007), CBERS-3 (a ser lançado em 2012) e CBERS-4 (a ser lançado em 2014).
As maiores são Ganímedes de Júpiter, Titã de Saturno, Calisto e Io de Júpiter, a Lua da Terra, Europa de Júpiter, Tritão de Netuno e Titânia de Urano. No total o nosso sistema solar possui mais de 200 satélites naturais.
Satélites são estratégicos, por isso a Índia não pensa só em Marte, eles tem nada menos que 72 satélites desenvolvidos, começando em 1975.
A maior parte dos nanossatélites pertencem à várias empresas de países estrangeiros como Estados Unidos, Emirados Árabes, Israel, Holanda, Cazaquitstão, Países Baixos e Suíça. Até então, o recorde era da Rússia que, em 2014, colocou em órbita 39 satélites em um único lançamento.
Os EUA
China lança nove satélites a partir de plataforma marítima - Olhar Digital.
China e Coreia do Sul: a realidade da tecnologia 6G.
O relatório de 2019 analisa a educação dos seus 36 países membros e de mais dez países parceiros, entre eles, Brasil, Argentina, China e Rússia....Veja os países com o maior gasto anual por aluno no ensino básico:
Estados Unidos (US$ 476,5 bilhões anuais) e China (US$ 370,6 bilhões) são os países que mais investem em P&D, e representam, sozinhos, 62% do investimento global na área.
Quais são os países que mais investem em inovação?
Estados Unidos
As 10 maiores empresas de tecnologia do mundo