Quantos Rgos Tm O Sistema Excretor?

Quantos rgos tm o sistema excretor

O sistema excretor, também conhecido como sistema urinário, é formado pelos rins, pelos ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra, que filtram o sangue e, posteriormente, produzem, transportam, armazenam e eliminam a urina (resíduo líquido) de forma intermitente.

O néfron é uma estrutura tubular que possui uma das extremidades em forma de taça, a cápsula renal. Ela comunica-se ao túbulo néfrico, que apresenta três regiões distintas: o túbulo contorcido proximal, a alça néfrica e o túbulo contorcido distal, que desemboca no ducto coletor.

Órgãos do sistema urinário e suas funções

O número 1 aponta para o rim. Este órgão tem o formato de grão de feijão e se apresenta em pares no sistema excretor humano. Cada um deles está localizado em um lado do corpo e não se comunicam entre si. 

Olá, Ana. O Sistema Urinário é o sistema responsável pela produção, armazenamento e eliminação da urina. Ele faz parte do sistema excretor, que é responsável pela eliminação de impurezas do nosso corpo.

Videoaulas

Videoaulas

A respiração também é capaz de expelir excretas. O gás carbônico, produto final do metabolismo de lipídios e glicídios no processo da respiração celular, é expelido por meio dos órgãos do sistema respiratório. Além disso, durante a expiração, a água também é eliminada na forma de vapor.

É comum, ao começar a estudar sobre esse assunto, algumas pessoas confundirem excreto com fezes. O que é errado, visto que são dois processos diferentes. O sistema excretor é responsável por eliminar excreto, como água, sais minerais e urina, enquanto as fezes são denominadas excrementos e são provenientes dos alimentos ingeridos pelo ser humano.

Excreção do Suor

A bexiga urinária é uma víscera oca com fortes paredes musculares caracterizada por sua distensibilidade. As paredes da bexiga são compostas principalmente pelo músculo detrusor. Nos homens, próximo ao colo da bexiga, as fibras do músculo detrusor formam um esfíncter involuntário denominado esfíncter uretral interno (esfíncter interno da uretra). Esse esfíncter se contrai durante a ejaculação para evitar a ejaculação retrógrada do sêmen para a bexiga. Algumas fibras do músculo detrusor seguem radialmente e auxiliam na abertura do óstio interno da uretra. Os óstios ureterais e o óstio interno da uretra se localizam nos ângulos do trígono da bexiga.

Se os músculos uretéricos se contraem, a pedra é comprimida contra a parede do canal. Nesse momento, a pessoa apresenta episódios de dores muito fortes e pode apresentar até mesmo sangue na excreção.

Tópicos deste artigo

Tópicos deste artigo

É uma doença crônica que se dá por conta de um problema no revestimento interno que protege a bexiga, desse modo a urina entra em contato com a área desprotegida e causa irritação, dor e confusão do sistema nervoso daquela área(que causam a vontade frequente de ir ao banheiro)ela aparece geralmente com uma dor na pelve e bexiga.

A bexiga é inervada por fibras simpáticas e parassimpáticas de várias regiões, que incluem os níveis espinais das regiões torácica inferior e lombar superior.

O tratamento depende do tipo de nefrite, se for uma nefrite aguda o tratamento pode ser realizado com repouso, controle da pressão e redução no consumo de sal. Se a doença foi causada por uma infecção na maioria dos casos é tratada com antibióticos, mas nos casos em que a doença é causada por lúpus, esteróides também podem ser usados.

Diferenças entre o sistema urinário masculino e feminino

Para testar seus conhecimentos e aprimorar seus estudos, conheça nosso blog e não deixe de acessar as nossas aulas e fazer a lista de exercícios sobre o sistema excretor!

O órgão chamado de bexiga é um reservatório músculo-membranoso. É localizado em regiões diferentes em homens e mulheres. Nos do sexo masculino, ela é encontrada na parte acendente à cavidade pélvica, já no sexo feminino está na frente do útero.

Guerra do Vietnã: o que foi, características, contexto histórico e muito mais

A uretra feminina (aproximadamente 4 cm de comprimento e 6 mm de diâmetro) passa anteroinferiormente do orifício interno da uretra, na bexiga urinária, posterior e inferiormente à sínfise púbica, até o óstio externo da uretra. A musculatura que envolve o orifício interno da uretra na bexiga feminina não é organizada para constituir um esfíncter interno. No sexo feminino, o óstio externo da uretra se localiza no vestíbulo, anteriormente ao óstio da vagina.

3. Secreção: são eliminadas certas substâncias do plasma sanguíneo que não foram filtradas inicialmente, como ácido úrico, sais minerais e medicamentos. Algumas substâncias, como medicamentos e drogas, são eliminados na urina e, por esse motivo, são encontrados em maior quantidade do que no próprio sangue. 

Curiosidade do sistema urinário

Nos homens, por sua vez, o canal de excreção e de eliminação do sêmen é o mesmo. Isso significa que o pênis apresenta um só orifício para a liberação tanto dos espermatozoides, como das substâncias tóxicas.

O sistema excretor exerce um rigoroso “controle de qualidade” sobre o sangue, mantendo diversas substâncias em suas quantidades normais. A excreção é o resultado do nosso metabolismo, por isso, as fezes não fazem parte desse processo — elas são restos alimentares.

Quais as principais causas de infecção de urina?

As principais causas da infecção urinária incluem:

  1. Segurar o xixi por muito tempo. ...
  2. Fazer a higiene íntima incorretamente. ...
  3. Beber pouca água durante o dia. ...
  4. Utilizar absorventes por muito tempo. ...
  5. Ter pedras nos rins.

O que pode causar problemas na bexiga?

A dor na bexiga geralmente indica infecção urinária, alguma irritação causada por cistos ou cálculos mas ela também pode ser causada por alguma inflamação no útero ou no intestino.

O que irrita a bexiga?

Top 5 alimentos que podem provocar escapes de urina

  1. Café, chá, cola e chocolate (alimentos e bebidas com cafeína). O consumo de cafeína pode ser um fator importante para irritar a bexiga. ...
  2. Bebidas carbonatadas. Mesmo quando os refrigerantes não contêm cafeína, essas bolhas podem causar problemas. ...
  3. Álcool. É a hora das celebrações. ...
  4. Cítricos e sucos. ...
  5. Comidas apimentadas.