A cetose é um processo natural do corpo para produzir energia a partir da gordura, quando não há quantidade suficiente de glicose disponível. Assim, a cetose pode acontecer devido a períodos de jejum ou como consequência de uma dieta restritiva e pobre em carboidratos.
O que acontece é que, durante períodos de restrições de alimento (jejum) ou de carboidrato (dieta cetogênica), o nosso fígado transforma parte da gordura em corpos cetônicos.
Enquanto na cetose nutricional a concentração de corpos cetônicos é da ordem de 0,5 até 5 mmol/L, na cetoacidose patológica esse índice se encontra na faixa de 15-25 mmol/L.
Sendo mais específico, os números podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente a recomendação é ingerir menos do que 20-30 gramas de carboidratos líquidos por dia (isto é, descontando fibras).
(Caso você não saiba como montar um cardápio para entrar em cetose, clique aqui para obter um plano alimentar completo de 13 semanas para a dieta cetogênica + livro de receitas Keto e não ter mais dúvidas do que comer para emagrecer.)
E, assim como outras dietas restritivas, a cetose também pode causar perda de massa muscular, uma vez que o corpo pode recorrer ao seu estoque de proteínas para obter aminoácidos, que serão utilizados para formação de glicose.
Acredito que para algumas pessoas essa dieta não é recomendada, é louvável que tenha lá seus benefícios, mas em mim não deu certo. Cortei o carboidrato de forma extrema da vida e acabou me dando um grande mau hálito, acho engraçado quando falam que é hálito de frutas ou cetona, geralmente é um hálito ruim mesmo. Tanto que por causa do estado de cetose era sentindo até no corpo, acredito eu.
Então, agora que a gente tem bastante domínio da dieta cetogênica, existem protocolos que não usam jejum em crianças para induzir cetose para esse caso. Mas o jejum era usado como indução de cetose.”
E, se estiver sem tempo, um sistema de treinos intervalados (HIIT) pode ser uma boa pedida.
Já Andrea ressalta que esta dieta tem sido usada também em pessoas com Alzheimer, ELA (Esclarose Lateral Amiotrófica), epilepsia e TCE (traumatismo crânio-encefálico) com dano cerebral e os resultados têm sido positivos.
Eu tive insônia mas me curei com o Spray do sono da Qésh . Eu inspiro o aroma profundamente e durmo a noite inteira e acordo super disposta. Ele é natural e faz efeito em 2 minutos. Recomendo a todos
Pois, no intervalo entre o jantar e o café da manhã, a maioria das pessoas não se alimenta.
Mas nada impede que você alie de maneira intencional o jejum a sua dieta cetogênica.
Imagem de Total Shape no Unsplash
E também compreendeu o papel da gordura e da proteína numa estratégia cetogênica.
Nesta seção, vamos abordar principalmente a relação dos principais macronutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos) com a cetose.
Isso significa que você não terá de passar fome para emagrecer no estado de cetose, desde que siga corretamente a dieta cetogênica.
Nesse tipo de dieta, o consumo de carboidrato representa de 10 a 15% das calorias diárias e o consumo de alimentos ricos em gordura é aumentado. Assim, na dieta cetogênica o nutricionista pode recomendar o consumo de nozes, sementes, abacate e peixes e restringir o consumo de frutas e grãos, por exemplo. Veja como fazer a dieta cetogênica.
Porque a dieta cetogênica pode ser poderosa para diabéticos, sim — mas não recomendamos que pessoas com diabetes sigam esta estratégia sem o acompanhamento de um profissional de confiança.
Pronto para eliminar aqueles quilos extras na dieta cetogênica? Vamos mergulhar nos fatores que podem afetar sua jornada de perda de peso. Aqui estão quatro fatores-chave que podem impactar o quanto de peso você perde ao seguir uma dieta cetogênica:
Uma das razões pelas quais a dieta cetogênica é tão eficaz para perda de peso é que ela ajuda a controlar os desejos de fome. Quando você ingere alimentos ricos em carboidratos, seus níveis de açúcar no sangue aumentam e depois caem, deixando você com fome novamente em breve. No entanto, em uma dieta cetogênica, seus níveis de açúcar no sangue permanecem estáveis devido à baixa ingestão de carboidratos, o que ajuda a reduzir os desejos e mantê-lo satisfeito por períodos mais longos.