Essa parte costuma responder de 3 a 7% do valor total previsto para a obra. Já a estrutura compreende os pilares de concreto armado ou mesmo estruturas pré-moldadas. Prédios e casas que não são no térreo, por exemplo, exigem um reforço nesse sentido. O valor varia de 12 a 20% do custo total.
O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.
Assim temos 2,5/0,4 = 6,25. Isso quer dizer que para atender o mínimo de área de aço transversal em 1 metro de viga, precisamos de 6,25 estribos de 5 mm com 2 ramos. Então, se a gente precisa de 6,25 estribos em 100 cm, o espaçamento máximo entre estribos deve ser 100/6,25 = 16 cm.
Você só precisa descobrir quantas barras vai usar na construção. Para isso, você tem que calcular a metragem linear por tipo, diâmetro e, depois, dividir por 12 (que é o tamanho padrão em que as barras de aço são vendidas). Ou seja, 3 x 15 = 45 m. 675 / 12 = 56,25.
Inicialmente deve-se calcular o valor característico da resistência de escoamento do aço conforme a equação 1. γs é o coeficiente de ponderação da resistência do aço. A resistência característica ao escoamento é dada pelo valor que acompanha o CA na nomenclatura do aço.
Diâmetro Mínimo para Armadura Transversal em Pilares: As armaduras transversais, também conhecidas como estribos, devem possuir bitola mínima de acordo com a seguinte descrição: Ou seja, o maior entre os dois valores. Com isso, pode-se afirmar que a menor bitola para estribos de pilares é de pelo menos 5 mm.
Obs. : Depois, a norma alemã passou a usar, no dimensionamento dos pilares, a resistência de corpos de prova prismáticos esbeltos, mas manteve a armadura mínima de 0,8% Ac e também o espaçamento máximo entre estribos igual a 12 vezes o diâmetro da barra longitudinal.
Multiplique o comprimento da viga pela sua capacidade de carga por metro. Este é o segundo número nas especificações. Se a viga for projetada para suportar 13,5 kg por metro e a carga estender-se por 3 metros, poderá suportar uma carga total de 41 kg.
AECweb Responde – Então, como o projetista estrutural deve reagir a eventuais pressões, que são legítimas até certo ponto, da construtora ou da incorporadora, para a redução do consumo de aço na estrutura?
O cálculo é bastante simples, necessitando apenas estabelecer a relação entre a massa (kg) e altura (m) do indivíduo. Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)².
O objetivo desta prescrição de armadura mínima é dar ao pilar uma capacidade de absorção de esforços de flexão não considerados no dimensionamento e que porventura possam surgir no elemento. Conforme o item 17.3.5.3.2 da NBR 6118:2007 a maior armadura possível em pilares deve ser 8% da seção real.
O peso de estruturas metálicas de edifícios pode variar de 30 kg/m2 a 80 kg/m2, contra 250 kg/m2 a 350 kg/m2 no caso das estruturas de concreto armado.
Este limite leva em consideração regiões de emenda. Para que a configuração do programa esteja de acordo com a norma, portanto, recomenda-se configurar a taxa máxima de armadura igual a 4%, para que em regiões de emenda a taxa não ultrapasse 8%.
Muitos preferem fazer a conta do consumo de aço em relação à área total construída em metros quadrados e não pelo volume de concreto, em metros cúbicos. O critério adotado costuma variar conforme a localidade ou região do País.
Área de Aço – é área de aço necessária para satisfazer as condições estruturais do pilar; 4. Área de Aço Mínima – é a área de aço mínima que um pilar deve conter em relação a sua área de seção transversal.
O Arame Recozido Duplo Torcido Gerdau é muito fácil de trabalhar, pois garante a rapidez que você precisa no canteiro de obras. Oferece elevado grau de maleabilidade, facilitando seu trabalho em amarrações de armaduras de concreto armado, além de alta resistência.
para se ter um resposta exata teriamos que saber a metragragem exata do que deseja consrtruir, mas uma construção de 60 metros quadrados, apenas com laje ( sem cobertura de telhado) totalmente acabada fica na faixa de R$ 75 mil reais com material incluso.