A distância mais curta (linha aérea) entre Rio-Grande-Do-Sul e Curitiba é 610,98 km.
Acre
Os produtos extraídos das Reservas Extrativistas de Chico Mendes são sementes florestais, óleos de copaíba e andiroba, manejo florestal comunitário, produção de mel a partir de abelhas nativas, cacau, látex e castanha, dentre outros. São produtos utilizados para a economia sustentável da população residente do local.
De acordo com o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), até julho de 2015, existem 90 reservas extrativistas no país: 62 na esfera federal e 28 na esfera estadual. São exemplos de RESEX a SerraReserva Extrativista Chico Mendes, a Reserva Extrativista Rio Xingu e a Reserva Extrativista Acaú-Goiana.
uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos ...
Vinte e oito anos depois da criação, duas das maiores reservas extrativistas do Brasil, que ficam no Acre, são mercadas pelos contrastes, como mostrou o Globo Rural. A Reserva Alto Juruá foi a primeira criada no Brasil.
12 de março de 1990
Resposta:A ideia de Reserva Extrativista surgiu em 1985 durante o 1o. Encontro Nacional dos Seringueiros como uma proposta para assegurar a permanência dos seringueiros em suas colocações ameaçadas pela expansão de grandes pastagens, pela especulação fundiária e pelo desmatamento.
Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.
O desmatamento da Amazônia contribui para o aumento do aquecimento global. ... O desmatamento favorece o empobrecimento do solo, os processos erosivos e também o assoreamento dos rios. A cobertura vegetal é fundamental para a manutenção dos solos e a preservação dos seus nutrientes.
O desmatamento provoca a morte de diversos animais e põe fim em diferentes tipos de vegetação. ... Pela falta de vegetação após o desmatamento, o solo fica mais exposto a agentes erosivos, ou seja, que o degradam lentamente, como a água das chuvas e dos rios.
Porque após o desmatamento há uma retirada da proteção superficial do solo e com isso, a chuva começa a lavar o solo, removendo humus e camada orgânica. Quando os raios solares evaporam a agua, a consistência diminui e começa a erodir.