A estrutura craniana é formada por 22 ossos, sendo oito deles da caixa craniana e 14 da face. “Entretanto, a contagem pode aumentar para 28 se considerarmos os três ossículos de cada orelha, que não ajudam a compor o crânio, mas estão contidos nele, no interior dos ossos temporais”, conclui Cardoso.
Estes ossos se encontram no crânio (frontal, esfenóide, maxilar, etmóide). O último tipo de classificação óssea, é o sesamóide.
Os ossos podem ser classificados, de acordo com seu formato, em longos, curtos, laminares, irregulares e sesamoides. Todos os ossos citados a seguir são longos, exceto: a) Rádio.
No entanto, ao longo do crescimento, esta cartilagem vai sendo progressivamente substituída por osso, através de um processo denominado ossificação. Embora todos os ossos sejam constituídos por tecido ósseo, cada um tem a sua forma característica, sendo possível distinguir três tipos de ossos: longos, largos e curtos.
É o maior e mais longo osso do membro superior. Articula-se com a escápula na articulação do ombro e com o rádio e a ulna na articulação do cotovelo. Apresenta duas epífises e uma diáfise.
O maior osso do esqueleto é classificado como um osso longo, apresentando portanto duas epífises, proximal e distal, e um corpo, ou diáfise. Examine a extremidade proximal do fêmur e localize a cabeça do fêmur, esferóide. ...
O úmero (osso do braço), o maior osso do membro superior, como osso longo, possui duas extremidades ou epífises (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo, sua parte central.
Anatomia do úmero Ele é o maior osso do membro superior e articula-se com a escápula na articulação do ombro e com o rádio e a ulna, no cotovelo. Na sua parte proximal, há a cabeça do úmero, que se articula com a cavidade glenoidal.
Partes do Corpo Humano
Anatomicamente, a perna envolve apenas a porção entre o joelho e o tornozelo, porém abordaremos o conceito mais amplo. Os ossos que formam essa estrutura são: fêmur, patela, tíbia, fíbula (antigamente denominada “perônio”) e tornozelo.
Em anatomia, o tórax é a parte superior (ou anterior) do tronco de muitos animais, situado entre a cabeça e o abdómen. Nos vertebrados, o tórax estende-se da base do pescoço até ao diafragma.
O abdômen (abdome/abdómen) é a região do corpo localizada entre o tórax e a pelve. A sua abertura superior está voltada para o tórax e é cercada pelo diafragma.
A toracotomia é a abertura cirúrgica do tórax. É efetuada para avaliar e tratar os problemas pulmonares quando os procedimentos não invasivos não são diagnósticos ou têm pouca probabilidade de serem definitivos.
Toracotomia é a abertura da cavidade torácica com a finalidade de intervenção sobre determinados órgãos ou patologias ali existentes, como: pleura, pulmão, esôfago, traquéia, timo, coração, pericárdio, aorta, coluna, nervos (simpático), músculos (diafragma), linfáticos (ductus torácico) e a própria parede torácica.