O refletor LED de 200 W pode chegar a 18 mil lumens, dependendo do modelo. Ele também ilumina até 16 metros, sendo indicado para áreas maiores. Atualmente, algumas empresas (como a Iluminim) já utilizam a tecnologia do microLED, em que LEDs muito menores do que os convencionais são agrupados em conjuntos de três.
A potência dessa iluminação deve ficar entre 75 a 100 watts. Se você usa lâmpadas de LED, o equivalente seria de 20 a 26 watts. Você também pode instalar um dimmer para ajustar a intensidade da luz, ficando mais fraca de manhã, até que seus olhos se acostumem.
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Resumindo, calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação não é tarefa difícil. Basta verificar no coeficiente qual é a fração da área que a legislação pede e dividir a área total do cômodo por esta fração. No caso de 1/8 basta dividir a área do cômodo por 8. No caso da ventilação basta dividir novamente por 2.
O fator de utilização (U) é um dado fornecido pelos fabricantes de luminárias. Ele indica o desempenho da luminária de acordo com as refletâncias do ambiente. Para determinar o fator de utilização, basta utilizar a tabela do fabricante cruzando o índice de recinto (k) com os índices de refletância.
➢Fator de Utilização: É o fator pelo qual deve ser multiplicada a potência nominal do aparelho para se obter a potência média absorvida pelo mesmo, nas condições de utilização.
- Taxa de ocupação: uso efetivo da capacidade operacional do CC. Calculado pelo tempo (em minutos) total de uso da sala de operação + tempo gasto na limpeza e preparo da SO, dividido pelo total de horas que o CC estava disponível (7-18 horas=660 minutos) multiplicado por 100.
Os honorários médicos são a contraprestação financeira pelo serviço do profissional, seja ele contratado por um hospital ou clínica médica e até mesmo empreendedor. Na hora de mensurar o valor monetário do trabalho, a maior parte dos médicos se enchem de dúvidas.
Com uma leitura mais apurada e um conhecimento mais profundo, pode-se efetivar o cálculo com propriedade e rapidamente. A fórmula para calcular honorários médicos pela CBHPM é bem simples: Porte do procedimento + custo operacional (quando houver previsão) = valor total.