Os poços comuns, como cisternas ou cacimbas, raramente ultrapassam 20 metros, e os semi-artesianos não avançam os 30 metros. Já a profundidade de um poço artesiano convencional vai de 100 a 1.
Não existem dados que comprovem exatamente a vida útil de um poço artesiano, porém, com um projeto adequado, instalações equilibradas entre o potencial do aquífero e o conjunto de bombeamento, aliado às manutenções regulares, alguns poços podem durar mais de 50 anos.
Regularização de Poços Artesianos Para perfurar um poço artesiano é preciso pedir uma licença de perfuração para os órgãos competentes, assim como para quem já tem um poço artesiano é preciso outorgar o mesmo, ou seja, regularizar o poço perante os órgãos que exigem a regularização.
70 anos
Antes de secar completamente, um poço artesiano costumar dar alguns sinais de que algo não vai muito bem, como partículas na água ou coloração mais escura, por exemplo. Também pode ser que esteja saindo pouca água.
O método geofísico é comprovado cientificamente. É uma leitura do subsolo capaz de indicar as entradas de água e sua profundidade. A principal tecnologia geofísica utilizada para a locação de poços é a eletrorresistividade. Nela, correntes elétricas percorrem o substrato rochoso e geram leituras de resistividade.
100.
Sua potabilidade pode ser verificada através de análise de água para poço semi artesiano. Para uma água ser considerada potável ela não pode ter gosto, devendo ser insípida; não pode ter cheiro, ou seja, inodora; e não pode ter cor, devendo ser incolor.
Normalmente, a água de poço artesiano é adequada para o consumo, porém, é fundamental tomar alguns cuidados para certificar que ela é saudável e segura, isso porque no poço pode haver bactérias ou impurezas que são nocivas para a nossa saúde.
Sim, a potabilidade da água de poço artesiano é feita através da correção de compostos químicos e físicos contidos na água, utilizando-se um filtro específico com adição do cloro para desinfecção. O processo de desinfecção pode ser feito com a bomba dosadora automática de cloro, sistema ultravioleta ou ozônio.
De acordo com o infectologista Alberto Chebabo, do Lavoisier Medicina Diagnóstica, a água que sai da torneira deve ser incolor, insípida e inodora. Isso quer dizer que a bebida não deve apresentar cor, gosto ou odores. Se a água estiver com qualquer coloração que não a incolor, está vetado seu consumo.
A forma mais eficaz de testar a água é enviando-a para um laboratório. A equipe do laboratório pode informar as concentrações de contaminantes e, além disso, é capaz de detectar mais contaminantes do que um teste caseiro. Para encontrar um laboratório na sua região, consulte a prefeitura ou alguma universidade local.
Água potável é aquela que pode ser consumida pelos humanos e animais por não causar nenhum risco à saúde. Basicamente ela não possui cor (incolor), sabor (insípida), nem cheiro (inodora), além de ser livre de qualquer tipo de poluente ou contaminação.
O pH de 7 a 10 significa que a água é alcalina, ou seja, a água ideal para a nossa saúde. A água com pH alcalino possui um poder de hidratação superior às demais águas.
Água da torneira tem mais flúor e ajuda os dentes, mas a água mineral tem outros nutrientes benéficos para a saúde. Tanto a água mineral quanto a água de torneira podem trazer problemas se a fonte não for confiável.
Tanto a água mineral quanto a água filtrada são potáveis e benéficas à saúde. O Decreto-lei nº 7.
6.
Para uma boa saúde celular, o nosso pH sanguíneo deve ser ligeiramente alcalino com um pH entre 7.
Então basta deixar a garrafa semiaberta algumas horas no sol. Esse processo vai fazer com que agentes acidificantes como o flúor e o cloro evaporem, tornando a água mais alcalina - de modo que minerais alcalinizadores como o magnésio permaneçam.
Solução aquosa de hidróxido de sódio 0,1 mol L-1