Uma base geral de cálculo são 5 ovelhas para cada 4.
A vaca dá cria uma vez por ano. Pode-se alocar até 10 ovinos por hectare, enquanto que um pecuarista que cria bois pode alocar no máximo um animal por hectare. A arroba do boi, hoje está em 60 reais.
As principais raças em criação, com bom nível de adaptação, no Brasil, são as produtoras de lã fina Merino Australiano e Ideal; animais de dupla aptidão, como Corriedale, Romney Marsh e Border Leicester; e as produtoras de carne Suffolk, Hampshire Down, Ile de France, Texel, Poll Dorset, Santa Inês, Morada Nova e ...
Qual o melhor capim para o pastejo de ovinos no nordeste?
Tipos de capins resistentes a seca
Neste trabalho, os valores de proteína bruta nas doses aplicadas de: 0, 100, 300 e 500kg ha-1 de N foram: 8,7; 8,8; 9,4 e 10,6% na altura residual de 0,20m; e 7,5; 8,4; 9,1 e 10,2% na altura residual de 0,40m, no período chuvoso.
Valor nutricional - A silagem do Capiaçu tem ainda teor de proteína próximo ao da silagem de milho, que chega a 7%. Quando o capim é cortado aos 50 dias, o nível fica em torno de 10%; e vai caindo à medida que o estágio de maturação da planta aumenta. “Com o corte aos 90 dias, o teor é de aproximadamente 6%.
A forragem da planta inteira da cultivar BRS Capiaçu apresenta média de 8% e 6% de proteína bruta aos 70 e 100 dias de crescimento, respectivamente.
O gênero Panicum vem sendo cada vez mais utilizado no país. De modo geral, apresenta alta produtividade em MS/ha/ano e valor nutricional mais elevado quando comparado a braquiária.
Os valores de proteína na silagem podem variar de 5 a 10% da MS. Contrário ao que muitos recomendam, a proteína não deve ser o principal fator ao se avaliar a qualidade da silagem. Antes de se pensar em proteína deve-se se preocupar com as frações que compõem os outros 90 a 95% da MS da silagem.
Os grãos de milho na silagem correspondem a maior participação, com 65% de energia; os conteúdos celulares da planta com 10%; e a digestibilidade da fibra (FDN) com 25% (Mahanna, 2014). Então quanto maior a proporção de grãos, maior será o conteúdo de amido e, consequentemente, maior o valor nutricional da silagem.
Se o milho é colhido com a MS mais elevada, o teor de FDN da planta aumenta (fica mais fibrosa) mas, em compensação, a participação de grãos é maior. Assim, quanto maior o teor de FDN, menor o consumo e menor a taxa de fermentação e digestão das fibras, com esvaziamento mais rápido do rúmen.