A calculadora da idade gestacional é uma forma simples de saber o número de dias, semanas ou meses que passaram desde o início da gravidez. Saber a idade gestacional permite perceber em que fase de desenvolvimento está o bebê, mas também serve para calcular a data provável do parto que, por norma, acontece 40 semanas após o início da gravidez.
Gostaria de saber quais são os aplicativos que podem te acompanhar durante a gestação? Nós fizemos uma curadoria de aplicativos para serem os fiéis escudeiros das gestantes e tentantes! Você pode baixá-lo gratuitamente clicando na imagem abaixo ou aqui.
Outra maneira de contar a tabela gestacional e o provável dia do parto é através da Calculadora Gestacional. Existem diversas opções online, mas o objetivo é geralmente o mesmo: saber a idade gestacional e a data prevista do nascimento do bebê. Para tanto, basta inserir os dados disponíveis e visualizar os resultados.
Obviamente, o tempo de gestação pode variar um pouco de pessoa para pessoa. Sendo assim, o ideal é uma gestação a termo, que consiste no período da gravidez no qual o bebê está pronto para nascer, levando em conta o amadurecimento dos órgãos e do sistema respiratório.
Quando falamos em meses e semanas, outra dúvida que surge é em relação a duração da gravidez. Nesse sentido, sabemos que a gestação dura cerca de 280 dias, que são 40 semanas ou 10 meses lunares. Desta forma, se dividirmos 280 por 30 (para converter em meses) teremos 9,3 meses. Por isso, para haver sincronicidade com as semanas, foi adotado o mês lunar, que dura 28 dias ou 4 semanas.
Mesmo sendo apenas uma previsão, o objetivo é informar a mãe da época provável do nascimento, caso a gravidez vá até as 40 semanas. Isso embora somente cerca de 5% dos bebês realmente nasçam na data estimada no início do pré-natal.
Há várias formas de se calcular a idade gestacional do bebê (ou seja, de quantas semanas você está grávida), assim como a data provável do parto. Confira mais sobre cada um dos métodos:
Leia mais: Terceiro trimestre de gravidez: conheça os sintomas e exames
Nessa fase, as células responsáveis pelo controle da temperatura corporal já estão desenvolvidas. Além disso, o sistema nervoso e bilhões de neurônios já estão presentes no cérebro e no corpo do pequeno.
Se você é mãe ou está grávida, provavelmente já passou por isso: alguém pergunta de quantos meses é a sua gravidez e sua resposta sai automaticamente em semanas — afinal, é assim que médicos e enfermeiras acompanham o período durante o pré-natal. Você sabe, no entanto, como fazer a equivalência entre as semanas e meses de gestação?
Quando a mulher não tem certeza qual foi o dia da última menstruação, a forma mais segura de saber com quantas semanas de gestação está é consultando o obstetra, que poderá indicar a idade gestacional através da ultrassonografia.
Por exemplo, se a data atual fosse 23 de junho, uma mulher que teve o primeiro da última menstruação no dia 15 de abril deve contar no total 69 dias desde a última menstruação e, ao dividir esse número por 7 (número de dias em uma semana), encontrar como resultado uma idade gestacional de 9 semanas e 6 dias, sendo 6 o resto da divisão de 69 por 7.
Leia mais: É normal sentir cólicas na gravidez? Até quando elas ocorrem?
O BhCG, (Gonadotrofina Coriônica Humana) é um hormônio produzido pelas células do embrião e sua dosagem é utilizada para confirmar a gravidez. Através dele também é possível estimar o tempo de gravidez já que aumenta rapidamente, principalmente nas primeiras semanas da gestação.
Assim, em um único mês, acontecem dezenas de alterações importantes, e a contagem em semanas permite aos médicos definir com mais exatidão o tempo de cada uma.
Desta forma, até pouco tempo, a gravidez era considerada “termo” quando o bebê nascia entre a 37ª a 41 ª semana. Porém, baseado em estudos que identificaram variações neonatais, esta definição foi alterada para 39 semanas completas a 40 semanas e 6 dias de gestação. Nesta fase da gestação há mais chance dos bebês serem saudáveis em comparação aos nascidos antes ou depois.
Além disso, até as primeiras 20 semanas de gravidez, os fetos têm mais ou menos o mesmo tamanho. Assim, as medições do osso fêmur, circunferência da cabeça e da cintura, realizadas através do ultrassom, ajudam o médico a estabelecer a idade gestacional.