Em um mapa, os paralelos são as linhas horizontais (latitude), enquanto os meridianos são as linhas verticais (longitude). O mesmo pode ser encontrado em qualquer representação cartográfica.
Recorte regional que tem na rede urbana o seu principal elemento de referência. É definida a partir de Centros Urbanos próximos para a satisfação das necessidades imediatas das populações, tais como: compra de bens de consumo duráveis e não duráveis; busca de trabalho; procura por serviços de saúde e educação; e prestação de serviços públicos, como postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, do Ministério do Trabalho, e de serviços judiciários, entre outros.
No caso da Terra representada nos mapas, o Equador é o principal paralelo. Ele também divide o globo em dois hemisférios. O hemisfério Norte corresponde à metade do globo localizada acima da linha do Equador, e o hemisfério Sul é a metade que está abaixo do Equador.
Unidade de Conservação que tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais. É objeto de posse e domínio públicos. Ver também Unidade de Conservação.
Região submarina de baixas profundidades que margeia os continentes e se inclina, suavemente, a partir do litoral até a profundidade de 200 m. É separada das profundezas do oceano por um declive que se estende de 200 m a 1 000 m de profundidade, denominado talude continental.
Metrópole que comanda a vida econômica e social da nação e concentra todos os tipos de funções. Em decorrência, ocupa o mais alto nível hierárquico do sistema urbano de um país. Ver também sistemas urbanos.
Complexo dinâmico de comunidades vegetais, animais e de microorganismos e seu meio inorgânico, que interagem como uma comunidade funcional, em um determinado espaço, de dimensões variáveis.
Limpeza de vias e logradouros públicos pavimentados (varredura manual ou mecânica) e não pavimentados (capinação, raspagem da terra e roçagem), bem como a limpeza de monumentos e bocas de lobo, também conhecidas como bueiros em algumas regiões, e a retirada de faixas e cartazes.
Placa rígida que forma a carapaça externa da Terra, a litosfera, e que se desloca sobre o magma, provocando em seus limites exteriores várias deformações e fenômenos, como dobramentos, falhas, vulcanismos e terremotos.
Criança com menos de 5 anos de idade que apresenta peso corporal abaixo do limite de normalidade aceitável para a idade, de acordo com o padrão de referência internacional adotado pelo Centro Nacional para Estatísticas da Saúde (National Center for Health Statistics - NCHS), dos Estados Unidos da América.
Para ajudar na localização de pessoas e coisas, os cartógrafos imaginaram a Terra dividida por linhas imaginárias, formando uma rede, como é mostrado na figura abaixo.
Extensos conjuntos de cidades interdependentes economicamente e hierarquizadas por meio da troca de bens, do fornecimento de serviços e dos movimentos de capitais e de informações especializadas.
Cidade de médias dimensões que centraliza atividades econômicas de pequeno e médio portes e fluxos de consumidores de bens e serviços da região que a circunda. Ver também sistemas urbanos.
Percentagem da população em idade ativa engajada no mercado de trabalho, trabalhando ou procurando trabalho. Esse indicador fornece um panorama do tamanho relativo da mão de obra disponível para a produção de bens e serviços.
Unidade de Conservação cuja área, em geral, é de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, e que possui características naturais extraordinárias, ou abriga exemplares raros da biota regional. Tem como objetivos manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza. É constituída por terras públicas ou privadas. Ver também Unidade de Conservação.
Nas áreas mais afastadas dessa linha imaginária, os raios solares, no período de inverno, chegam à superfície da Terra de forma inclinada, conduzindo menos calor.
Você vai notar que as regiões Norte e Nordeste do Brasil são as mais próximas da linha do Equador - por isso os Estados da Amazônia, no Norte, e os Estados do Nordeste brasileiro são quentes.
Quanto mais próxima uma região está do Equador, mais quente ela costuma ser. Isso ocorre porque as áreas próximas do Equador recebem os raios solares durante todo o ano de forma direta.
As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS. O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.
Unidade de Conservação criada com os objetivos de manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-las com o objetivo da conservação ambiental. Ver também Unidade de Conservação.
Associação de países, em geral de uma mesma região geográfica, que estabelecem relações comerciais privilegiadas entre si e atuam de forma conjunta no mercado internacional. Classifica-se em: zona de livre comércio (redução ou eliminação das taxas alfandegárias que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco); união aduaneira (abertura de mercados e regulamentação do comércio dos países-membros com nações externas ao bloco); mercado comum (garantia de livre circulação de pessoas, serviços e capitais); e união econômica e monetária (integração econômica, liberdade alfandegária, garantia de livre circulação de pessoas, serviços e capitais, e moeda única).
Resposta. A linha do Equador: que divide em Norte e Sul do Globo Terrestre e o Trópico de Capricórnio que delimita a zona tropical Sul.
As principais linhas são a Linha do Equador, que divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul, ao norte do Equador têm-se as o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, ao sul têm-se o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, as linhas que cortam a linha em sentido horizontal são chamadas de ...
Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. ... Trata-se, portanto, de círculos ou semicírculos que circundam a Terra nos sentidos norte-sul e leste-oeste. Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal.
Os meridianos representam linhas imaginárias que variam no sentido norte-sul de 0° a 90°. ... O Meridiano de Greenwich divide a Terra no sentido vertical, dando origem aos Hemisférios Ocidental e Oriental.
Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente.
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. ... Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador.
Elas se encontram no oceano atlantico, abaixo de Gana (AFRICA).
Como dito anteriormente, a Linha do Equador é o mais importante paralelo do globo que divide a terra em dois hemisférios (norte e sul). O Meridiano de Greenwich (marco zero) é considerado o meridiano mais importante. Ele divide o globo em dois hemisférios (ocidental ou oeste e hemisfério oriental ou leste).
A Linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul e Hemisfério Norte. A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral.
Mas a “Linha do Equador” da época passava pela ilha de Rodes, já que o mundo conhecido de então era bem pequeno. ... O atual conceito da linha surgiu em 1590, com a projeção de Mercator, que dividiu o mundo em dois hemisférios com uma linha que passava pela então colônia espanhola, que acabou se chamando Equador.
Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.
No Brasil, essa linha imaginária está presente nos estados do Pará, Roraima, Amazonas e Amapá. Macapá é a única capital brasileira “cortada” pela linha do Equador.
Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio. Quanto mais próxima uma região está do Equador, mais quente ela costuma ser. Isso ocorre porque as áreas próximas do Equador recebem os raios solares durante todo o ano de forma direta.
Já o trópico de Capricórnio passa por África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Botswana, Chile, Moçambique, Madagascar, Namíbia e Paraguai.
A linha do equador atravessa estas 13 maravilhas
Quais são os estados brasileiros que estão acima da linha do equador? No Brasil, essa linha imaginária está presente nos estados do Pará, Roraima, Amazonas e Amapá. Macapá é a única capital brasileira “cortada” pela linha do Equador.
Quanto mais próximo da linha do Equador mais elevada é a temperatura, pois os raios atingem a superfície terrestre formando um anglo de 90°. Em contrapartida, os pólos recebem luz solar de maneira extremamente inclinada.
Não há dúvidas que a Alemanha foi a grande derrotada na Primeira Guerra. Quando a guerra acabou, Inglaterra, França e seus aliados foram aparentemente os grandes vencedores.
Durante a Primeira Guerra Mundial, as Potências Unidas – Grã-Bretanha, França, Sérvia e Rússia Imperial (às quais se uniram posteriormente Grécia, Portugal, Romênia e Estados Unidos) – lutaram contra as Potências Centrais - Alemanha e Império Austro-Húngaro (às quais se uniram posteriormente o Império Turco Otomano e a ...
EUA
Estados Unidos, depois que a guerra acabou na Europa, os países da Europa recorreram aos EUA pois eles estavam em crise, depois que os países se recuperaram, eles tinham que ficar pagando para os EUA e por isso o país se beneficiou na primeira Guerra Mundial.
Resposta. Sim, os Estados Unidos, que lucrou com a guerra através da indústria bélica, não teve seu território danificado e tornou-se uma superpotência mundial após o final da guerra.
Quais os principais resultados da Primeira Guerra Mundial?