Uma calculadora de caixa d'água é uma ferramenta online que permite ao usuário estimar o volume de água necessário para abastecer uma edificação, seja ela residencial ou comercial. Com ela, é possível saber qual o tamanho ideal da caixa d'água, considerando o consumo diário de água por pessoa, o número de moradores ou usuários e os dias de reserva em caso de falta de água.
Bem-vindo à nossa calculadora de dimensionamento de reservatório de água, cisterna ou caixa d’água. Esta ferramenta foi desenvolvida para auxiliar empreiteiros, construtores, engenheiros e qualquer pessoa envolvida em obras na determinação correta do tamanho do reservatório necessário.
Os tamanhos de caixa d'água podem variar conforme a capacidade de armazenamento, o tipo e o formato da caixa. Em geral, quanto maior a capacidade, maior o tamanho da caixa. Além disso, o tipo e o formato da caixa podem influenciar nas dimensões da altura, do diâmetro ou do comprimento e da largura da caixa. Por exemplo, uma caixa d'água cilíndrica de polietileno com capacidade para 500 litros tem altura de 86 cm e diâmetro de 110 cm, enquanto que uma caixa d'água retangular de fibra de vidro com capacidade para 500 litros tem altura de 60 cm, comprimento de 120 cm e largura de 80 cm.
Este site foi cuidadosamente desenvolvido pela equipe de programadores, redatores e especialistas da M16 Web Content (CNPJ: 26.490.043/0001-96), com a missão de proporcionar uma experiência excepcional aos nossos usuários por meio de nossas ferramentas e webapps. Feito com ❤️
Antes de escolher a caixa d´água, você precisa saber qual o volume ideal pro seu consumo, conhecer os tipos de materiais disponíveis no mercado e planejar onde ela será instalada para preparar a estrutura necessária.
As calculadoras fornecida neste site são gratuitas e tem fins informativos. Não nos responsabilizamos por quaisquer danos, perdas ou consequências negativas resultantes do uso das calculadoras. Consulte um profissional para orientação específica.
Não perca tempo tentando estimar manualmente o tamanho adequado do reservatório. Utilize nossa calculadora para garantir que suas necessidades de armazenamento de água sejam atendidas de forma eficiente e precisa.
Com apenas alguns passos simples, você poderá obter o cálculo preciso para o dimensionamento do seu reservatório. Basta selecionar o modelo de reservatório desejado e inserir os valores relevantes para que a calculadora faça o restante. É rápido, fácil e eficiente! Calculadora: Volume de Água de uma Piscina (em Litros)
Quando a caixa for entregue pelo vendedor, verifique se ela está em perfeito estado. Molhe-a e veja se aparecem trincas ou vazamentos. Se aparecer qualquer trinca, troque a caixa A pressão da água irá aumentar a trinca e pode até mesmo estourá-la.
Enquanto ela estiver guardada na obra, evite arrastar a caixa de um lado para o outro e, quando for içar a caixa, não deixe que ela sofra quedas, impactos ou batidas que podem danificar o produto.
Antes de instalar, teste de novo se ela não tem trincas e faça uma limpeza utilizando sabão neutro e esponja macia. Depois se recomenda uma nova limpeza a cada 6 meses ou conforme orientação da companhia de saneamento da sua cidade.
A crise hídrica que atinge o Sudeste do Brasil chega a sua fase mais dramática, com a possibilidade de adoção de rodízios no abastecimento de água. Em São Paulo, o governo estuda opções de rodízio. Diante disso, a grande preocupação da população é saber quanta água as casas e os edifícios são capazes de armazenar.
Se você vai começar a construir, já planeje se o melhor é ter uma caixa ou dividir o volume de água que você vai precisar em duas ou mais. Decida também onde ele deve ser instalada porque a carga que ela terá sobre a laje também precisa ser considerada.
Se você vai instalar caixa d´água em uma casa que já foi construída, tenha certeza se o local em que ela vai ficar realmente aguenta esse peso.
Para o cálculo do reservatório consideramos que cada morador de uma casa consome 150 l de água por dia. Se for morador de apartamento, esse número sobe para 200 l/pessoa.Só de curiosidade, em apartamentos, o consumo diário por pessoa é maior (200 l) em função da maior pressão da água, que acarreta também em maior consumo/perda.
Neste artigo, vamos explicar como usar uma calculadora de caixa d'água, quais são os benefícios dessa ferramenta e quais são os principais tipos e tamanhos de caixa d'água que podem ser escolhidos. Além disso, vamos apresentar algumas dicas para instalar e manter a caixa d'água em boas condições.
Além disso, é recomendável usar uma calculadora de caixa d'água para estimar o volume adequado para a edificação, bem como pesquisar e comparar as opções disponíveis no mercado. Também é aconselhável seguir as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para garantir a segurança e a eficiência da instalação e do uso da caixa d'água.
A caixa d´água tem que reservar água suficiente para dois dias. O cálculo é simples: a quantidade de pessoas que usam a casa multiplicado pela quantidade de litros que cada uma precisa (150 l), multiplicado por dois dias. Ou seja, número de pessoas x 150 l x 2 dias.
Por exemplo, em uma casa com 4 pessoas a caixa d´água precisaria ter 1.200 l (4 pessoas x 150litros x 2dias).
As caixas d´água têm dimensões padrão de: 250 l, 310 l, 500 l, 1000 l, 1500 l ou as maiores, com capacidade de 4.000 l. É possível escolher uma única, com volume próximo do que você precisa, ou combinar duas caixas d´água, que juntas deem o volume necessário. A vantagem de usar duas é que isso distribui mais o peso sobre a laje, além de economizar altura.
• Os valores utilizados para o cálculo são apenas uma referência. O consumo pode variar de acordo com a pressão da água e o tipo de abertura da torneira ou do equipamento
Quando não há pressão de água suficiente na rede pública, a melhor solução é adotar um reservatório inferior (cisterna), que será abastecido pela rede pública de água, e um reservatório superior (caixa d'água) que será abastecido pelo inferior.
Na prática, funciona assim: quando o reservatório enche, a água empurra a boia para cima ao máximo, fechando a entrada para a água que vem do cano de alimentação. Por isso é que a entrada desse cano fica sempre na parte superior da caixa d'água.
Utilize uma válvula redutora de pressão Outra opção para regular a pressão na boia da caixa d'água é instalar uma válvula redutora de pressão diretamente no canal de alimentação do reservatório. Assim, você pode regular a pressão manualmente e de acordo com as necessidades.
Retire a conexão entre o cano da parede e o tubo ligado ao vaso (é só desenroscar o tubo ligado ao cano) até que a água comece a jorrar. Não se esqueça de colocar um balde próximo à parede para receber a água e evitar molhar o piso. Deixe a água sair até que esteja um fluxo bem forte, e então feche novamente a conexão.