Uma equipe de basquete é composta por 5 titulares e 7 reservas.
Cada equipe tem quatro jogadores, dos quais três estão em campo, e um de reserva. O jogo é jogado num campo com metade da dimensão de um campo do basquetebol regular da FIBA, tendo só um cesto. A bola lançada ao ar não é usada para iniciar o jogo.
A FIBA recomenda que se defina a pontuação em linha com o tempo de duração do jogo (10 minutos/10 pontos; 15 minutos/15 pontos; 21 minutos/21 pontos).
A FIBA recomenda definir o limite de pontuação de acordo com a duração do jogo (10 minutos / 10 pontos; 15 minutos / 15 pontos; 21 minutos / 21 pontos).
Os principais fundamentos do Basquete são: passe, drible, arremesso, lance-livre e rebote. Passe de peito: Trazendo já bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando movimento dos braços com os pulso, a bola à frente do corpo, lançá-la com as mãos na direção do movimento.
A primeira equipe que marcar dois (2) pontos vence a partida. 6.
A pontuação de cada cesta no basquete, é a seguinte: Arremessos livres, depois que o jogador sofre a falta, cada cesta vale 1 ponto. Quando o jogador arremessa a bola dentro do garrafão, cada cesta vale 2 pontos.
Não é assim no basquete: arremessos feitos em situação de lances-livre valem um ponto; cestas em condições normais de jogo somam dois pontos; e, quando o arremesso é executado antes da linha situada a 6,2m da cesta, o time ganha três pontos (por isso, essa linha também é conhecida como linha dos três).
Cada cesta pode valer de 01 a 03 pontos, dependendo da área de onde foi feito o arremesso da bola: - 01 ponto: através de lance livre; - 02 pontos: arremessos feitos dentro da linha de 03 pontos; - 03 pontos: arremessos feitos de fora da área da linha de 03 pontos.
Outra limitação dizia respeito à própria cesta: a cada vez que um arremesso era convertido, um jogador tinha que subir até a cesta para apanhar a bola. A solução encontrada, alguns meses depois, foi cortar a base do cesto, o que permitiria a rápida continuação do jogo.
Não é assim no basquete: arremessos feitos em situação de lances-livre valem um ponto; cestas em condições normais de jogo somam dois pontos; e, quando o arremesso é executado antes da linha situada a 6,2m da cesta, o time ganha três pontos (por isso, essa linha também é conhecida como linha dos três).
Arremessos livres, depois que o jogador sofre a falta cada cesta vale 1 ponto. Quando o jogador arremessa a bola dentro do garrafão cada cesta vale 2 pontos. E quando a bola é arremessada fora do garrafão a uma distância igual ou superior a 6,25m da cesta cada cesta vale 3 pontos.
Sempre que um jogador ganhar o controle de uma bola viva em quadra, sua equipe deverá tentar um arremesso para a cesta dentro de vinte e quatro (24) segundos. Um jogador que está com o controle de uma bola em sua zona de ataque, não poderá retornar nem fazer com que a bola seja retornada para sua zona de defesa.
– Regra dos 24 segundos: um time que estiver em posse de bola tem até 24 segundos para arremessar a bola em direção à cesta. Se o cronômetro zerar enquanto a bola estiver no ar, a jogada permanece válida.
Regra dos 8 segundos: a equipe tem até 8 segundos para passar da zona de defesa para a zona de ataque. Regra dos 24 segundos: a equipe tem até 24 segundos para lançar a bola na cesta. Bola presa: quando dois jogadores seguram a bola ao mesmo tempo, será declarada bola presa.
- Um jogador pode ficar 5 segundos de posse da bola sem driblar, sendo também 5 segundos o tempo para cobrar um lateral ou lance-livre. O tempo máximo para um atacante permanecer na área restritiva (garrafão) é de 3 segundos.
O Tapembol é um esporte de quadra com duração de 02 (dois) tempos de 12 (doze) minutos, onde jogam 06 (seis) atletas por equipe, disputando a bola entre si, dando um ou dois toques (tapas) por vez, com 01 (uma) mão aberta e sem segurar, objetivando fazer gol no time adversário.
Cada equipe, após o controle da bola, possui 24 segundos de posse de bola para arremessá-la à cesta adversária. Desses 24 segundos, apenas 8 segundos podem ser executados no campo de defesa. A equipe não pode regressar com a bola ao campo de defesa após ter cruzado a linha do meio da quadra.
1 timeout durante o tempo extra (overtime). Cada timeout dura 60 segundos.