A febre (CID 10 - R50. 9) é o aumento temporário da temperatura do corpo, muitas vezes devido a uma doença. Essa condição é um fenômeno de defesa do organismo, indicando que algo não vai bem. É chamada também de "pirexia" e costuma ser considerada a partir de 37,5º C.
Os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre: Febrícula: De 37,3℃ a 37,8℃; Febre: Acima de 37,8℃ Febre alta: Considera-se, em geral, a partir de 39℃
A febre pode ser um forte indício de que há algo errado no organismo, como uma infecção causada por vírus ou bactéria, por exemplo. Por isso, é muito importante ter um termômetro em casa, para poder informar ao médico a temperatura exata.
Deixar a febre subir muito pode causar convulsões A convulsão causada pela febre acontece somente em crianças que já tenham uma predisposição genética e pode acontecer mesmo com quadros subfebris, a partir de 37° C.
Porque a febre aumenta durante a noite O hipotálamo é a parte do cérebro responsável por produzir hormônios que regulam a temperatura corporal e, normalmente, está mais ativo durante a noite, podendo provocar um aumento da temperatura quando se está dormindo.
Quando estamos com febre, por que nosso batimento cardíaco acelera? Olá, A febre é um sinal de um estado inflamatório do corpo. O corpo inteiro fica quente, os vasos sangüíneos dilatam e o coração bate mais rápido pra "lavar" todas as coisas tóxicas do sangue jogadas lá pela infecção-inflamação.
Resposta. Resposta: Sim,mas para que o resfriado não piore,o melhor é não sair de casa e quando terminar de lavar o cabelo,seque com uma toalha seca,pra não pegar friagem, não usar secador e ficar longe dos ventiladores.
Não é o mais recomendável. Em caso de febre, deve-se fazer uso de antitérmico, como orienta Andrezza de Vasconcelos, infectologista do Hospital Iayme da Fonte. Como medida adicional, pode-se usar compressas frias ou banho morno para ajudar a diminuir a temperatura.
O uso da água em temperatura ambiente se mostra eficaz por estar abaixo da temperatura corporal, auxiliando na diminuição da febre. Umedeça um pano com água fria ou levemente morna e coloque sobre a testa do bebê. Um pano menor também pode ser utilizado nos pulsos.
Faça compressas de água fria Fazer compressas com água fria para febre ajuda a evitar o aumento da temperatura, aliviando a cabeça do excesso de aquecimento corporal. Elas podem ser colocadas na panturrilha, na testa, atrás dos joelhos, na planta dos pés e na barriga.
1) Faça compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. Use água, jamais álcool, pois ele pode ser absorvido pela pele e provocar intoxicação, principalmente quando se trata de bebês e crianças pequenas.