No ano de 2021, foi novamente indicado ao prêmio de Bola de Ouro, mas acabou derrotado para Lionel Messi, maior vencedor da premiação em todos os tempos.
Não à toa, em 2020, Lewandowski recebeu o prêmio The Best, concedido pela Fifa, como o melhor jogador do mundo.
• Dedica sempre o primeiro golo por cada clube – e todos os golos importantes – ao pai, Krzysztof, que morreu quando o avançado era adolescente. Nestes festejos costuma apontar os dois dedos indicadores para o céu.
Para saber a resposta para essa pergunta e conhecer tudo sobre a história de Robert Lewandowski, continue com a gente. Você saberá quantos títulos ele já conquistou, de quais campeonatos foi artilheiro e quais premiações já recebeu!
• Estabeleceu novo máximo de golos na Bundesliga num ano civil, com 43 em 2021, superando a marca de Gerd Müller conseguida em 1972, aos 87 minutos do derradeiro jogo do Bayern.
Em Munique, Lewandowski se consolidou ainda mais como um dos principais atacantes do futebol mundial. Foram seis títulos consecutivos da Bundesliga, além de tricampeonatos da Copa da Alemanha e da Supercopa da Alemanha.
Pela Bundesliga, Lewa anotou 300 gols, sendo 226 deles pelo Bayern de Munique e o restante pelo Dortmund. Na Polônia, atuou pela primeira e segunda divisão: 32 tentos na atual Ekstraklasa (pelo Poznan), e mais 21 na I Liga (no Pruszków).
• Em 2015/16 tornou-se no primeiro estrangeiro a marcar 30 golos numa época da Bundesliga (e o primeiro jogador de qualquer nacionalidade a atingir as três dezenas de golos desde Dieter Müller em 1976/77). Repetiu o registo em 2016/17 e imitou Gerd Müller, tornando-se no segundo jogador a marcar 30 golos em épocas consecutivas na Bundesliga.
"Quando eu era um jogador muito jovem, de seis ou oito anos, admirava o Roberto Baggio. Quando fiquei um pouco mais velho, era o Alessandro Del Piero. E quando passei a saber um pouco mais de futebol, passei para o Thierry Henry. O seu movimento, a sua técnica e a forma como batia na bola e marcava golos – era muito bom ver isso em miúdo. Aprendi muito com ele."
Na Copa da Alemanha, o jogador anotou 39 gols, 29 pelo Bayern e dez pelo Borussia. Na Supercopa Alemã, Lewa tem seis tentos marcados jogando pelo clube de Munique e apenas um pelo Dortmund. Já no Mundial de Clubes, são apenas dois gols na edição de 2020, da qual foi campeão.
Ao fim da temporada 2013/2014, Robert Lewandowski valia 50 milhões de euros, segundo o site Transfermarkt. Entretanto, o polonês saiu de graça para o Bayern de Munique, já que seu contrato com o Borussia Dortmund chegou ao fim.
Ao longo de quase mil jogos em toda sua vitoriosa carreira, Lewa disputou as Ligas Alemã (Bayern e Borussia) e Polonesa (Lech Poznan e Znicz Pruszków).
"É difícil falar do meu trabalho? Esse é trabalho da comunicação social! Prefiro ir para casa e concentrar-me no próximo jogo. Tento desligar e não acompanhar muito o que as pessoas dizem. É mais importante focar-me no treino, trabalhar no duro e colocar a minha energia na partida seguinte – como marcar mais golos, como vencer. É nisso que tento focar-me. Sou uma pessoa com os pés no chão e cabeça fria."
• Melhor marcador da Bundesliga em quatro temporadas consecutivas, os 41 golos que apontou em 2020/21 permitiram-lhe igualmente ser o melhor marcador dos cinco principais campeonatos na Europa.
• A sua mulher, Anna Lewandowska, é campeã de karaté e especialista em fitness, pelo que imprensa polaca garante que é ela a responsável pela dieta e pelos planos de treino do marido. Em Dezembro de 2016, Lewandowski anunciou ao mundo que a mulher estava grávida ao festejar um golo ao Atlético, revelando depois que a comemoração foi cuidadosamente planeada. Em Maio de 2017 nasceu a primeira das duas filhas do casal.
• Tornou-se no primeiro jogador a marcar os quatro golos num jogo da meia-final da UEFA Champions League quando o Dortmund bateu o Real Madrid por 4-1 a 24 de Abril de 2013. Jan Urban foi o outro polaco que conseguiu fazer um hat-trick aos Merengues, pelo Osasuna, em Dezembro de 1990.
"Às vezes, o instinto funciona, mas há coisas que podem ser trabalhadas nos treinos. Se trabalharmos no duro e concentrarmo-nos nos detalhes, podemos nem perceber, mas começamos a fazer certas coisas automaticamente nos jogos. Essa é a beleza do futebol. Mesmo que o meu pé direito seja melhor do que o esquerdo, preciso de trabalhar muito os dois.”
• Marcou o golo da vitória na sua estreia nas provas europeias, com o Lech Poznań a vencer por 1-0 o Xäzär Länkäran num jogo de qualificação para a Taça UEFA no dia 17 de Julho de 2008.