Quantos Globos Oculares Ns Temos?

Quantos globos oculares ns temos

O olho, também conhecido como globo ocular ou bulbo ocular, é um órgão sensitivo altamente especializado que se localiza na órbita. A principal função do olho é detectar estímulos visuais (fotorrecepção) e levar essa informação para o cérebroatravés do nervo óptico (NC II). No cérebro, a informação é processada e finalmente traduzida em imagem.

A parte anterior da esclera é irrigada pelo plexo episcleral, enquanto a parte posterior é irrigada pelos ramos das artérias ciliares posteriores curtas e longas.

Histologia do nervo óptico

O humor aquoso passa entre as fibras zonulares, e depois através da pupila, para alcançar a câmara anterior do olho. Depois, o humor aquoso passa pela rede trabecular e é drenado no canal de Schlemm. A função do humor aquoso é nutrir o cristalino e a córnea que, devido a sua necessidade de serem transparentes, são estruturas avasculares.

A dor nos olhos pode ser apenas causada pelo cansaço, pelo uso inadequado ou inadaptação aos óculos ou lentes de contacto ou, então, existir uma doença dos olhos que seja a causa da dor.

O hifema é uma condição na qual há hemorragia na câmara anterior do olho.Ele geralmente ocorre após traumas contusos e o sangue pode ser visualizado atrás da córnea. Dependendo da quantidade de sangue e da cronicidade do quadro a acuidade visual pode ser acometida.

A visão

A visão

A cabeça do nervo óptico (também conhecida como disco óptico) tem aproximadamente 1,5 mm de largura e também está associada a uma tacícula fisiológica que corresponde a uma depressão central na cabeça do nervo óptico. As dimensões da tacícula e do disco dependem da orientação, forma e tamanho do canal cório-escleral que existe na membrana de Bruch. O canal cório-escleral cônico tende a se alargar no sentido anterior e posterior.

Pela sétima semana de gestação, o encerramento da fissura coróidea produz um lúmen que comunica com o prosencéfalo proximalmente e com a vesícula óptica distalmente. As paredes da haste óptica são formadas pela monocamada de células epiteliais primitivas. A invaginação da haste resulta numa depressão ventral. À medida que o lúmen da haste continua a diminuir, a haste aumenta de tamanho. Também são adicionadas células gliais à porção proximal da haste, onde o disco óptico se forma. À medida que mais células são adicionadas à face luminal da haste, as artérias hialoides regridem. Durante a oitava semana gestacional, existe uma subsequente diferenciação das populações gliais (da haste óptica e do prosencéfalo ventral) em astrócitos de tipo 1 e tipo 2 e oligodendrócitos

Quais são as partes do globo ocular?

A esclerótica, de natureza fibrosa, protetora do globo ocular, é vulgarmente chamada o “branco dos olhos”. Apresenta, atrás, um orifício, por onde passa o nervo óptico. Adiante, transforma-se em uma membrana transparente, a córnea.

A camada superficial de fibras nervosas da cabeça do nervo óptico é perfundida por ramos da artéria central da retina. O suprimento sanguíneo para a zona pré-laminar origina-se dos vasos peripapilares e coróideos, originários das artérias ciliares posteriores. A lâmina crivosa obtém o seu suprimento sanguíneo das artérias ciliares posteriores curtas e, em alguns casos, do círculo de Zinn-Haller. Esta última estrutura vascular é inconsistente, no entanto, pode ser encontrada no espaço subescleral que circunda o nervo óptico na junção neuro-ocular. As tributárias da rede de Zinn-Haller surgem a partir vasos coróideos, da rede arterial pial, das artérias perineurais e cerca de 4-8 artérias ciliares posteriores. A rede arterial de Zinn-Haller também fornece ramificações para a parte laminar do disco óptico.

Embriologia do nervo óptico


    Embriologia do nervo óptico

No corte transversal do globo ocular nós podemos identificar duas câmaras preenchidas por humor aquoso: as câmaras anterior e posterior. A câmara anterior se localiza entre a córnea e a íris, e a câmara posterior é uma cavidade em forma de fenda localizada entre a íris e o cristalino.

Entre uma e outra, temos uma membrana intermediária, a úvea (lembra a casca de um bago de uva preta) ou coróide, riquíssima de vasos sanguíneos provenientes da artéria oftálmica e de pigmento escuro.

Citation, DOI, disclosures and article data

A percepção das diferentes formas, cores e tamanhos que existem em todo o mundo depende de globos oculares relativamente pequenos e esféricos. Existem várias partes do olho que permitem que as imagens sejam detetadas. No entanto, o reconhecimento e interpretação desses objetos é amplamente dependente do nervo óptico.

A retina é formada por duas partes: a retina interna neurossensorial e o epitélio pigmentado da retina (EPR). O espaço virtual entre as duas camadas é chamado de espaço sub-retiniano. Em condições normais, essas camadas estão aderidas entre si e esse espaço fica vazio. A extremidade anterior da retina, na sua junção com o corpo ciliar, é chamada de ora serrata. Aqui, a camada interna da retina está firmemente aderida ao EPR. Alguns autores consideram que o epitélio ciliar faz parte da retina, já que essas camadas são contínuas entre si, chamando o epitélio ciliar de camada não visual da retina.

Anatomia do globo ocular

Os tributários venosos de todas as partes do nervo óptico acabam drenando para a veia central da retina. Em seguida, drena para a veia oftálmica superior ou diretamente para o seio cavernoso.

O trato óptico, também conhecido como fita óptica, é a continuação intracraniana do nervo óptico. Como no NC II, o trato óptico é uma estrutura par. Cada uma é constituído por fibras temporais provenientes da retina do olho ipsilateral, bem como fibras nasais provenientes da retina do olho contralateral. A maior parte dessas fibras continuará até o núcleo geniculado lateral do tálamo, onde elas fazem sinapse no núcleo geniculado lateral dorsal.

Visão geral

O globo ocular (olho humano) é um dos mais importantes órgãos dos sentidos. Para o ser humano, a visão é um sentido “superior”, tanto do ponto de vista fisiológico como do psicológico.

A função da esclera é proteger o conteúdo interno do olho de traumas mecânicos. Além disso, sua estrutura rígida contribui na manutenção da forma do globo ocular e mantém as estruturas oculares em seu devido lugar, especialmente durante a contração dos músculos extraoculares.

Ciências EF: 6° ano

Ciências EF: 6° ano

A função da coroide é fornecer suprimento sanguíneo para as camadas externas da retina, bem como dar passagem para os vasos sanguíneos que se originam na região posterior do olho, mas chegam até sua porção anterior.

A coroide é uma camada altamente vascularizada que é responsável por quase 90% do fluxo sanguíneo do olho. Seu componente vascular é formado por ramos das artérias ciliares posteriores curtas e longas, bem como por tributárias das veias vorticosas. A superfície externa da coroide está firmemente aderida à superfície interna da esclera, enquanto sua superfície interna se conecta à retina. A coroide vai do local de saída do nervo óptico do olho, posteriormente, até o corpo ciliar, anteriormente. Ela é dividida em três camadas:

A cabeça do nervo óptico é o componente mais anterior do nervo óptico e corresponde ao segmento de 1 mm que está localizado dentro do globo ocular (ou seja, a parte intraocular). Historicamente, pensava-se que era uma entidade elevada projetada da superfície da retina e, por extensão, era referida como uma papila (daí o termo papiledema). No entanto, desde então, foi descoberto que o nervo óptico está de fato nivelado com a retina, portanto o termo papila é uma velha palavra errônea que ainda é usada ocasionalmente como referência à cabeça do nervo óptico.

Quais são as membranas que envolvem o olho?

Visão, um dos cinco sentidos
  • O nosso olho é envolvido por três membranas, a esclera, a coroide e a retina.
  • A esclera é a camada mais externa, mais conhecida como “branco do olho”. ...
  • A coroide é uma membrana localizada logo abaixo da esclera, rica em vasos sanguíneos que nutrem e oxigenam as células do olho.
Mais itens...

Como que é por dentro do olho?

Como funciona o Olho Humano?
  1. Cílios.
  2. Conjuntiva.
  3. Membrana transparente que reveste a parte anterior do olho e a superfície interior das pálpebras.
  4. Córnea.
  5. É o tecido transparente que cobre a pupila, a abertura da íris. ...
  6. Coróide.
  7. Camada média do globo ocular. ...
  8. Corpo Ciliar.
Mais itens...