O Samsung Galaxy S21 Ultra (SM-G998B/DS 128GB) é um bom celular Android com processador de 2.9GHz Octa-core que possibilita executar jogos e aplicativos pesados.
A câmera principal do Galaxy S21 Ultra é uma lente grande-angular com resolução de 108 MP, abertura f/1.8, foco a laser e estabilização óptica. Este sensor será o mais utilizado pelo aparelho: ele é ativado tanto no modo “Foto” quanto no “Retrato”, neste último quando você utiliza as opções de aproximação em 1 ou 2 vezes.
Ótima conectividade deste aparelho que inclui Bluetooth 5.2 + A2DP/LE, WiFi 802.11 a/b/g/n/ac/ax [wifi6] (2.4GHz, 5GHz) + MIMO e NFC para pagamentos por aproximação ou conexão com outros dispositivos.
No geral, a câmera principal do Galaxy S21 Ultra apresenta uma excelente qualidade, independente do cenário. Em ambientes com bastante iluminação natural, por exemplo, a foto é rica em detalhes, possui cores bem vívidas e intensas e não apresenta um branco estourado quando o céu está muito claro.
O suporte à S Pen também é uma novidade bem vinda no modelo e mostra que ele chegou, de fato, para começar a substituir o Galaxy Note na vida de quem quer um telefone mais voltado para produtividade. Um ponto negativo, porém, é que você precisará comprar o acessório à parte.
O conjunto de câmeras é seu maior atrativo e sua lente principal de 108 MP oferece ótimas imagens com boa nitidez e equilíbrio de cores. Com certeza ele não deixa a desejar até mesmo frente ao iPhone 12 Pro Max, que tem a impecável qualidade de câmera popular da Apple.
Dessa forma, a bateria do Galaxy S21 Ultra é transferida para o outro dispositivo. Para isso, basta ativar a função — que pode ser arrastada para a área de configurações rápidas — e posicionar o outro aparelho na traseira do S21 Ultra.
Além disso, o Galaxy S21 Ultra oferece três configurações de resolução para a tela: HD+, FHD+ e WQHD+. Se você não é muito exigente quanto à qualidade das imagens é possível utilizar a definição em HD+ ou FHD+ e aumentar ainda mais a performance da bateria.
Para a câmera frontal, ele conta com um sensor de 16 MP — que é bem inferior aos 50 MP oferecidos pela Samsung. Em termos de bateria, ele também é menos generoso e entrega apenas 4.500 mAh. O OnePlus 9 Pro é encontrado em uma faixa de preço entre R$ 6.000 e R$ 6.500.
No geral, com todas as configurações definidas no máximo, temos uma experiência digna de um aparelho topo de linha, que não deve deixar a desejar frente aos principais concorrentes.
Em relação ao volume, temos um nível máximo bem alto, que permite ouvir canções tranquilamente sem sofrer com áudio baixo. É claro que a qualidade não é a mesma de uma caixa de som, mas o Galaxy S21 Ultra dá conta do recado e muito bem.
O modo retrato da câmera frontal é tão eficiente quanto o da câmera traseira e o pós processamento age bem na hora de destacar a pessoa e aplicar um fundo desfocado. O recorte é igualmente perfeito.
Nos meus testes, pude rodar games como Free Fire, Call of Duty Mobile e League of Legends Wild Rift com configurações gráficas no máximo sem qualquer tipo de engasgo ou travamento.
Com uma entrada para cartão SIM, o Samsung Galaxy S21 Ultra (SM-G998U1 128GB) permite download máximo até 5000 Mbps para navegação na internet, mas isto também depende da operadora.
Com isso, o aparelho conta com diversas funções novas do sistema operacional do Google, além de recursos implementados pela própria Samsung.
Outra função que eu usei bastante foi o Wireless Powershare. Com esse recurso é possível carregar outros celulares ou até mesmo acessórios que são compatíveis com carregamento sem fio.
A opção de zoom de 3 vezes também utiliza este sensor e, mesmo nessa configuração, temos uma qualidade bem parecida com a foto normal, enquanto modelos com câmeras mais simples começariam a apresentar uma imagem pixelizada.
Com base em nosso teste de bateria padrão, reproduzi três horas de conteúdo na Netflix e o consumo foi de apenas 16%, com brilho da tela definido na metade. Dessa forma, a estimativa é que o aparelho possa ultrapassar 18 horas de reprodução no mesmo cenário.
Também é importante destacar que ele é bastante pesado, com nada menos do que 228 gramas. Já suas dimensões são de 165,1 x 75,6 x 8,9 mm, o que pode ser um pouco incômodo para quem tem mãos pequenas.
É importante não confundir o Samsung Dex com o funcionamento da função “Meu Telefone”, da Microsoft, que também permite essa integração, mas não de forma tão completa quanto o Dex.