Muita gente se pergunta: era difícil mesmo derrotar o Thanos? Será mesmo que era uma chance em 14 milhões e seiscentos e cinco mil possibilidades? Sim, era praticamente impossível! Um dos irmãos Russo respondeu o que o Doutor Estranho viu e vamos analisar essa resposta.
Vingadores: Guerra Infinita marcou o maior evento da história do Universo Cinematográfico Marvel e as consequências das ações de Thanos ao reunir a Manopla e as Joias do Infinito foram catastróficas. A batalha contra o Titã Louco continua em Vingadores: Ultimato, o aguardado filme que encerrará a fase atual da franquia.
Na cena em que Strange e a Anciã conversam em forma astral, ela menciona que não importa o quanto ela conseguiu ver através do tempo, ela nunca poderia ver além do que está acontecendo naquele momento [cena da sua morte]. O Dr. Estranho concorda, e pergunta ‘você acha que aqui é onde você morre?’
No final do filme solo, o herói usa o mesmo artifício contra Dormammu, mas envolve o vilão nesse jogo do tempo. É assim que o Doutor Estranho consegue salvar a Terra.
A grande ação de Doutor Estranho em Vingadores: Guerra Infinita não foi tão fácil quanto parece. O herói teve que viver e morrer em cada uma das 14.000.605 possibilidades que ele analisou.
A trilogia de Homem-Aranha com Tom Holland dispensa apresentações, claro, mas é uma das mais importantes para entender o desenrolar da história que “Doutor Estranho 2” irá mostrar. “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” é, digamos, o ponto de partida, já que as cenas pós-crédito do filme são as que ligam Strange a Feiticeira Escarlate e mostram como o caos do multiverso se instalou.
A animação “What If…?” é como “Loki” na prática, já que apresenta com fidelidade o que teria sido se isso ou aquilo tivesse ou não acontecido. A série brinca com conceitos e diversifica os personagens e, já foi revelado em um trailer de “Doutor Estranho 2” que, as opções de multiversos apresentadas na série serão usadas no filme – como um Doutor Estranho que sucumbiu a dor de perder sua amada Christine Palmer (cena apresentada no filme de 2016 com Rachel McAdams) e se tornou uma versão menos heroica do personagem.
Em Vingadores: Ultimato, o Titã Louco fez questão de lembrar: “eu sou inevitável”. E não deu outra: ele venceu. Foi exatamente isso o que aconteceu em mais de 14 milhões de futuros possíveis. Mas em um deles, em apenas um deles, o vilão foi derrotado. Foi esse o caminho que o Doutor Estranho arquitetou para que se tornasse realidade.
A desistência dele é fácil de entender. Ele entrega a Joia do Tempo para o vilão para salvar Tony Stark. Agora sabemos que o Homem de Ferro seria fundamental no único futuro possível onde o Thanos perderia. Então, por que o Doutor Estranho não entregou logo a Joia, sem luta, sem nada? Porque as engrenagens do tempo já estavam em funcionamento!
Através do Olho de Agamotto, o Mago Supremo teria visto esses monitores se apagando até sobrar apenas um, em que os eventos de Vingadores: Ultimato seriam mostrados de trás para frente, retornando então ao final de Vingadores: Guerra Infinita, quando ele diz a Tony Stark que há apenas uma chance de derrotar Thanos.
O primeiro desses momentos acontece quando Tony Stark questiona ao Doutor Estranho se aquele era o futuro que ele tinha visto, o futuro em que eles vencem. Stephen Strange responde que não pode dizer. Você sabe por que ele diz isso? Porque, com certeza, em pelo menos uma das possibilidades que visualizadas, ele contou para o Homem de Ferro que ele teria que se sacrificar. Preciso lembrar que deu ruim?
Joe Russo, um dos diretores de Guerra Infinita e de Vingadores: Ultimato, concedeu uma entrevista recente na China. Lá, ele revelou pela primeira vez algumas dessas possibilidades que o Doutor Estranho viu. Claro que não são 14 milhões ou ele ia estar falando até agora e só iria acabar no final do ano. Mas o que ele falou já dá uma ideia de que foi mesmo por muito pouco.
“Ele tem que viver fisicamente e morrer em cada uma delas. Antes dele morrer, ele precisa recomeçar tudo, como no final do filme do Doutor Estranho, e fazer tudo de novo”, explicou Joe Russo.
Logo, o fato de Stephen Strange pertencer aos 50% da vida do Universo que foi dizimada por Thanos pode sim indicar que novos, e surpreendentes segredos serão revelados em Vingadores 4.
Segundo a teoria, o que o Doutor Estranho viu, na verdade, foram todos os 14 milhões de futuros possíveis sendo mostrados ao mesmo tempo, mais ou menos como acontece em uma cena de Matrix Reloaded, quando o Arquiteto está em uma sala onde centenas de monitores mostram Neo por ângulos diferentes. A visão de Strange teria sido dessa forma.
Como mencionado, “WandaVision” foi a entrada da Marvel na fase 4 do MCU – as fases do MCU se referem ao combo de filmes lançados dentro de um certo período. A fase 4, por exemplo, vai de 2021 a 2023. A série mostra alguns conflitos paralelos vividos por Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany), mas traz revelações importantes para “Doutor Estranho”, como o plot twist de Wanda se tornando a Feiticeira Escarlate – sendo essa sua versão coprotagonista em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”.
Durante um dos painéis da Disney no evento do Dia Dos Investidores 2020, foi revelado que Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura já tem data para estrear: 25 de março de 2022.
Finalmente estamos a um dia da estreia de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, um dos filmes mais aguardados do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). O longa, que traz Benedict Cumberbatch reprisando o papel do Mestre das Artes Místicas, tem diversas ligações com outros filmes e séries da Marvel, que se aprofundou nas realidades alternativas a partir da fase 4 do MCU, com a estreia de “WandaVision” no Disney+.
Isso me leva a acreditar que é impossível ver um futuro após a sua morte. Portanto, seria impossível para Strange ver os 14.000.605 futuros. À menos que: A) ele não tenha morrido no estalo; ou B) os irmãos Russo [diretores de Guerra Infinita & Vingadores 4] esqueceram esse detalhe importante.
É mais provável que Strange esteja mesmo voltando à vida no próximo filme. E com isso, foi capaz de ver além de sua morte porque havia um futuro para ver. Se a Anciã voltar nesta realidade, então seria um problema, mas é muito provável que ela esteja permanentemente morta. Se ela voltar, provavelmente estará em alguma realidade alternativa.
Estrelando Benedict Cumberbatch, Elizabeth Olsen, Benedict Wong, Rachel McAdams, Chiwetel Ejiofor, e Xochitl Gomez, o filme será dirigido por Sam Raimi, que fez história com a Marvel em 2002 ao comandar o primeiro Homem-Aranha.
Então, eu assisti todos os filmes do MCU no mês passado por ordem de lançamento. Cheguei em Doutor Estranho e percebi que há um grande buraco em Vingadores. Ou, na conclusão de que o Strange não morreu no estalo.