Ocorre que além de ter quatro pares, ele também tem características que permitem a transmissão a 100Mbps (e a 1Gbps, no caso da conexão gigabit). O padrão FastEthernet usa o cabo CAT5E por causa dessas características elétricas, não pelos 4 pares, tanto é que ele só precisa de 2 pares.
Existem dois padrões para a ordem dos fios dentro do conector, o EIA 568B (o mais comum) e o EIA 568A. A diferença entre os dois é que a posição dos pares de cabos laranja e verde são invertidos dentro do conector. ... Como o EIA 568B é de longe o mais comum, recomendo que você o utilize ao crimpar seus próprios cabos.
Mais fios poderiam levar a cabos muito caros, então 8 foi escolhido como um compromisso. O cabo UTP de 4 pares com conectores RJ-45 foi inventado para o uso de telefone com áudio. ... Cada um dos quatro pares em um cabo Cat 5 tem um número preciso diferente de torções por metro para minimizar a diafonia entre os pares.
Cat5e
Conecte a sua rede no roteador É bem comum encontrar roteadores Wi-Fi que já tenham o modem incluído no aparelho. Nesse caso, basta conectar o cabo RJ12 (bem parecido com o fio de telefone) no modem/roteador.
Preparações avançados:
Como configurar o roteador: Instalação física Em primeiro lugar temos que conectar o cabo ethernet que sai do modem na porta azul do roteador (WAN). Fazendo isso, o roteador já estará conectado à internet, fornecendo conexão para as máquinas conectadas com a configuração padrão.
Para fazer isso, introduza o cabo na parte que possui uma lâmina e corte o revestimento, mas não os fios no interior. Encaixe o cabo até a lamina ficar posicionada no ponto em que será cortada a capa. Em seguida, aperte suavemente a ferramenta de crimpagem e gire-a para cortar completamente o revestimento.
Verifique se os fios continuam na ordem certa, e se um deles saiu de posição, remova o cabo e comece de novo;
Cabo de Rede (também chamado de Cabo de Par Trançado ou Cabo UTP (Unshielded Twisted Pair – falando de modo mais técnico, o modelo mais utilizado é o UTP CAT 5).
O nosso modelo de tomada RJ45 não precisa desencapar os fios, no módulo da tomada sem o conector tem uma parte metálica que faz contato do condutor com o contato sem precisar decapar. Então, basta encaixar o conector na tomada RJ45 e o contato acontece. Encaixar o conector na tomada RJ45 e o contato acontece.
Use um alicate crimpador para desencapar cerca de 3 cm do plástico que envolve o cabo. Encaixe cada um dos fios nas posições corretas, usando o esquema da figura acima. Em caso de dúvida, use a indicação das cores existente no próprio conector.
Não é necessário nenhuma configuração, basta seguir os seguintes passos: Conecte cada ponta do cabo a ser duplicado na posição cabo dos adaptadores. Ligar as saídas 1 e 2 dos adaptadores nos computadores e nas saídas do roteador ou hub. O cabo a ser duplicado deve ser de oito vias.
O Duplicador de Rede é ideal para quem necessita de duplicar a rede, assim facilitando a ligação de dois computadores. Com isso utilizando duas portas de um Switch para a ligação do Duplicador de rede e um cabo com a metragem necessária, irá ligar do outro lado em mais dois computadores.
Um cabo Ethernet é o tipo mais comum de cabo de rede usado em uma rede com fio, seja em casa ou em qualquer outro estabelecimento comercial. Este cabo conecta dispositivos com fio em conjunto para a rede local para compartilhamento de arquivos e acesso à Internet.
A Ethernet é uma tecnologia de rede capaz de agregar novas tecnologias em uma comunicação compartilhada por um único cabo para todos os dispositivos da rede. Isso permite que a rede se expanda para acomodar novos dispositivos sem ter de modificar os dispositivos antigos.
Uma das causas mais frequentes para a falta de Internet é um problema com o cabo. É comum o cabo Ethernet desconectar ou ficar frouxo conforme o usuário mexe no gabinete. Quando isso acontecer, o ícone de rede mostrará um “X” vermelho, indicando suspensão da conexão.
Desconecte o cabo Ethernet, sopre a poeira do conector e conecte o cabo novamente para estabelecer uma boa conexão. Conecte o computador à rede usando outro cabo Ethernet. Conecte o cabo Ethernet diretamente do computador ao modem para ignorar toda a fiação da rede e do roteador.
Pode haver um problema com o drive do adaptador da ethernet
Como forçar o notebook a conectar pelo cabo em vez do Wi-Fi