Se você não entende a ordem cronológica dos filmes de X-Men, tudo bem. Saiba que não está sozinho. Com 19 anos de estrada, a saga já teve muitas idas e vindas, deixando muita gente confusa com duas linhas de tempos diferentes.
Mostrando a transformação de Jean Grey na Fênix Negra após o desenvolvimento de novos poderes, o filme apresentou uma difícil missão dos X-Men, que agora se veem obrigados a enfrentar uma grande amiga para proteger o mundo.
Logan: para arrematar, o filme que retrata o futuro de Wolverine e dos demais mutantes é trágico e se passa no ano de 2029. O longa está disponível no Star+.
O primeiro filme solo da franquia X-Men foi a origem do Wolverine, mostrando desde a infância do popular mutante até a sua jornada no programa Arma X. O longa apresenta um passado complexo para o herói, dando explicações para quem ele é na franquia principal dos mutantes.
Wolverine é libertado em 1983. Novos mutantes, como Jean (Sophie Turner), Ciclope (Tye Sheridan) e Noturno (Kodi Smit McPhee), são apresentados ao público na luta contra o vilão Apocalipse (Oscar Isaac).
Apesar de ter sido o mais recente filme dos X-Men a ser lançado, Fênix Negra entra antes nesta extensa linha cronológica., dando continuidade à linha temporal do passado. E é neste filme que vemos - mais uma vez - a história dos poderes da entidade já apresentada no início dos anos 2000 nas telonas novamente.
Ambientado em 1962, o longa conta como Charles Xavier (James McAvoy) e Mística (Jennifer Lawrence) acolhem Magneto (Michael Fassbender), um sobrevivente do Holocausto. O trio detém a Crise dos Mísseis em Cuba, evento histórico que quase culminou numa guerra nuclear. Neste filme, Mística e Magneto discordam de Xavier e o abandonam. Xavier, por sua vez, é atingido por uma bala prateada e fica paralítico.
No longa descobrimos que os mutantes estão próximos da extinção, ainda que o motivo não seja claro para a sociedade. Enquanto isso, uma organização secreta cria clones mutantes em uma tentativa de fabricar armas poderosas. Pego no meio disso, Wolverine acaba entrando em uma jornada ao lado de um fragilizado Professor Xavier, enfrentando tudo que aparece em seu caminho para proteger a jovem X-23.
O Música e Cinema é um veículo de jornalismo que atua diariamente na publicação de notícias relacionadas a entretenimento. Tudo sobre artistas, filmes, lançamentos, história e muito mais.
Sequência direta do primeiro filme da franquia, X-Men 2 explora o passado do Wolverine, colocando Stryker, um ex-comandante do exército, como uma ameaça para todos os mutantes. Após o vilão atacar a mansão da escola do Professor Xavier e sequestrar alguns alunos, os X-Men precisarão unir forças com Magneto e Mística, dois dos seus maiores inimigos, para conseguir salvar o futuro da mutandade.
O primeiro filme desta lista, por incrível que pareça, é um dos mais recentes da franquia. X-Men: Primeira Classe foi lançado em 2011, mas se passa na década de 60. A premissa inicial do filme é mostrar o motivo pelo qual Charles Xavier e Erik Lehnsherr, o Magneto, se tornaram rivais.
Na história em quadrinhos de X-Men, desde a criação em 1963, os principais personagens foram criados pelos escritores Stan Lee e Jack Kirby, tendo como comandante da equipe o Professor X, que tem como formação os seguintes heróis: Ciclope, Fera, Homem de Gelo, Anjo e Garota Marvel (Jean Grey).
O final da série Ms. Marvel deixou os fãs dos X-Men de orelha em pé com a possibilidade de alguma novidade sobre os mutantes. Mas foi durante a Comic Con que a nostalgia veio à tona, com a divulgação de que a série animada X-Men 97’ – disponível no Disney+ – ganhará novos episódios.
A conclusão da primeira trilogia adapta o dramático arco da Saga da Fênix Negra, mostrando o retorno e corrupção de Jean Grey. Ao mesmo tempo, porém, o filme trabalha um grande confronto entre os X-Men e as forças do Magneto e o drama contra a humanidade (que avançava com seu projeto de cura mutante).
Aqui, a linha do tempo fica um pouco confusa. Isso porque este filme envolveu viagens no tempo e se passa em dois perídos diferentes: 1973 e 2023. Então, para a cronologia ficar correta, é preciso considerarmos a parte deste filme que acontece no passado.
Voltamos ao filme que criou toda a confusão. Percebendo que alguém precisava evitar que a Mística tentasse matar Trask, Kitty Pryde (Ellen Page) usa os seus poderes para mandar Wolverine para o passado. Ele retorna ao ano de 1973, convence a amiga a desistir do ataque e, então, cria-se uma outra linha do tempo...
A verdade é que X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido fez com que não houvesse uma ordem cronológica correta para unir os filmes das duas franquias perfeitamente. Em termos de cronologia, tanto X-Men: Apocalipse quanto X-Men: Fênix Negra deveriam vir depois dos acontecimentos do passado de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, cujos eventos são uma sequência para X-Men: Primeira Classe. Contudo, o X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido também traz importantes acontecimentos do presente/futuro, que exigem que o espectador tenha visto os demais filmes da cronologia para compreender toda essa outra parte do longa que se passa em 2023.
Em seguida vem “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”, ele possui duas linhas temporais que podem ser confundidas, uma em 1973 e outra em 2023, mas ele pode ser considerado continuação antes dos anos 1990.